Pelo jeito, a estratégia de lançamento a conta-gotas vêm agradando as montadoras. A Fiat, no entanto, mais uma vez adotou esse esquema e, nesta segunda-feira (26), revelou o interior do SUV Pulse – flagrado há duas semanas quase sem camuflagem.
O modelo, que vem sendo revelado aos poucos desde a final do último Big Brother Brasil (BBB21), promete fazer bonito no segmento – pela primeira vez disputado pela Fiat. Nesse sentido, mesmo sendo derivado do Argo, o Pulse mostra que herdará, também, componentes de irmãos e primos mais sofisticados. Estamos falando de Fiat Toro e Jeep Compass, por exemplo.
Um dos principais destaques no interior do SUV é o painel de instrumentos 100% digital. Com 7″ (como na picape Toro), a tela é personalizável e colorida. Tem, ainda, a central multimídia flutuante Uconnect com 10,1″. Certamente, as versões de entrada usarão a tela de 8,4″. Como tecnologia embarcada, tem espelhamento sem fio Android Auto e Apple CarPlay.
Conforme antecipado pelo Jornal do Carro, o sistema Fiat Connect Me, que oferece serviços controlados por meio de smartphone, também está presente, informou a marca italiana. Porém, o hotspot de Wi-Fi 4G com conexão da operadora de telefonia Tim não foi citado no comunicado. Seja como for, após algum tempo haverá mensalidade pelo serviço.
Elementos de Jeep
Pertencente ao grupo Stellantis, o Jeep Compass também emprestou alguns componentes ao Fiat Pulse. Os comandos do ar-condicionado (automático e digital), por exemplo, são iguais aos do SUV. O friso cromado que corta o painel também se faz presente.
O volante multifuncional de base achatada, como nos Fiat Argo, Cronos e Toro, tem um botão vermelho à direita. Quando acionado, este promete uma pegada mais esportiva. O miolo difere. A alavanca de câmbio, no entanto, é a mesma usada em outros modelos da Fiat.
“De forma inédita na gama Fiat, os acabamentos internos do Pulse garantem um ambiente moderno e de conforto para os ocupantes”, afirma Isabella Vianna, gerente do design center América do Sul. De acordo com ela, o modelo tem novas tecnologias, como texturas a laser e tecidos exclusivos. Há revestimento com couro.
Motorização
Embora os dados oficiais ainda sejam um mistério (deve ser o próximo passo do lançamento), o inédito motor 1.0 turbo GSE poderá render potência entre 120 cv e 130 cv. Ou seja, pode superar os 128 cv do 1.0 TSI da Volkswagen, que está no rival T-Cross.
Nas versões mais baratas, todavia, o Fiat Pulse terá sob o capô dianteiro o 1.3 Firefly. Aspirado, gera até 109 cv. O câmbio, nesse sentido, poderá ser manual ou automático do tipo CVT.
Assim como na Strada, espera-se que o novato tenha bloqueio do diferencial. Seria, no entanto, um destaque na categoria. O preço do Pulse não deverá fugir muito à categoria. Deve, portanto, rondar os R$ 100 mil. A previsão de chegada fica para setembro.