Você está lendo...
SUV Kia Sportage muda de visual radicalmente, revela cabine com dois telões e vem ao Brasil
Notícias

SUV Kia Sportage muda de visual radicalmente, revela cabine com dois telões e vem ao Brasil

Nova geração do Kia Sportage é revelada com visual inspirado no elétrico EV6 e interior tecnológico. SUV virá para o Brasil em 2022

Diogo de Oliveira

09 de jun, 2021 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Kia
Nova geração do Kia Sportage é revelada na Coreia do Sul com mudanças radicais no design e na cabine
Crédito:Kia Motors/Divulgação

A Kia Motors está em pleno processo de renovação da marca. No início deste ano, a empresa redesenhou o logotipo após 25 anos, e anunciou sua estratégia rumo à eletrificação total dos seus carros. Pouco tempo depois, em março, a sul-coreana apresentou o crossover EV6, seu primeiro carro nascido 100% elétrico. E, agora, a montadora revela o novo Sportage.

Esta é a 5ª geração do SUV médio da marca, que foi lançado em 1993. No Brasil, o Sportage é o carro-chefe da Kia há alguns anos. Em 2021, vendeu quase 600 unidades entre janeiro e maio, volume modesto diante da guinada dos SUVs médios nas vendas. O motivo é que a atual geração do modelo está defasada. Por isso, é certo que o novo Sportage virá.

Por enquanto, a Kia apenas revelou as primeiras imagens da nova geração do Sportage. O início das vendas na Ásia está programado para o fim deste ano, ou seja, é provável que o SUV desembarque renovado no Brasil já no início de 2022, mas como linha 2023. Assim, ficará em condições de disputar com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.

Publicidade


Kia Sportage 2023
Kia Motors/Divulgação

Design de carro elétrico

Embora ainda não tenha nascido elétrico nesta 5ª geração, o Kia Sportage já traz o estilo do primeiro carro a eletricidade da marca. Trata-se do EV6, crossover apresentado em março deste ano. O SUV traz alguns toques do design, bem como surpreende ao exibir personalidade própria, com linhas tão modernas quando a de modelos da irmã Hyundai.

Na dianteira, o novo estilo da Kia é marcado pela grade no formato “nariz de tigre”, que nunca esteve tão grande. A peça forma uma enorme tomada de ar central no para-choques, que é ladeada pelos faróis de estilo ousado. O conjunto ótico traz dois bumerangues de LEDs estreitos e curvados, que contornam os nichos dos faróis principais que lembram diamantes.


Nas laterais, o SUV apresenta linhas parrudas, que sobem em direção à traseira, formando ressaltos nas caixas de rodas. Por fim, a traseira é alta e de aparência robusta, porém é também urbana e marcada pelas lanternas unidas em peça única que percorre toda a tampa. Os LEDs têm formas irregulares e arcos prateados dão um ar aventureiro ao para-choques.

Kia Sportage 2023
Kia Motors/Divulgação

Cabine com duas grandes telas

Assim como o interior, a cabine do novo Kia Sportage também vai impressionar os atuais donos de modelos da 4ª geração. É que o SUV nunca foi tão tecnológico por dentro. A montadora ainda não forneceu especificações técnicas, mas, ao que parece, o modelo terá duas telas full HD de 10,25 polegadas para a multimídia e o quadro de instrumentos.


Os dois displays ficam unidos em uma única peça, como nos carros atuais da Mercedes-Benz. Entretanto, no SUV médio da Kia esse conjunto de telas é ligeiramente arqueado em direção ao motorista, para criar um ambiente de cockpit. O painel, por sinal, tem linhas elegantes e apresenta poucos comandos físicos. O acabamento bicolor dá um toque de classe.

Na imagem, é possível ver que o novo Sportage terá equipamentos como ar-condicionado de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, além de partida do motor por botão, um volante cheio de comandos e revestimento em couro nos bancos. É certo também que o SUV terá novas tecnologias de assistência à condução, como frenagem automática de emergência.



Mesma mecânica do novo Tucson

A Kia ainda não anunciou detalhes mecânicos do novo Sportage, mas espera-se que o SUV médio herde as opções já disponíveis na nova geração do seu irmão Hyundai Tucson. Ou seja, poderá ter um motor 1.6 turbo a gasolina com 150 cv de potência, ou um motor turbo diesel de 114 cv. Além destes, pode ter opções de motorizações híbridas.


Assim, o Kia Sportage 2023 pode ter uma híbrida-leve com bateria de 48V, uma verão do tipo plug-in, que é recarregável em tomadas e oferece modo totalmente elétrico, além do híbrido convencional. Se vier como o novo Tucson, terá como base o motor 1.6 turbo a gasolina de injeção direta, que trabalha com outro motor elétrico com potência de 60 cv.

A depender da configuração, o SUV poderá vir com câmbio manual ou automático, e tração 4×2 dianteira ou 4×4 (integral).


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião