A Kia Motors está pronta para a era dos carros elétricos. A marca sul-coreana divulgou as primeiras imagens do EV6, um inédito crossover movido por baterias. Trata-se do primeiro modelo da marca feito para ser exclusivamente elétrico — e, portanto, sem versões a combustão.
Por enquanto, a Kia apenas mostrou imagens do EV6. O crossover utiliza a mesma plataforma E-GMP do Hyundai Ionic 5, que também é 100% elétrico. Porém, a despeito de serem irmão, os modelos têm estilos muito distintos. Para a Kia, o EV6 inaugura uma nova filosofia de design.
A marca chama o estilo de Opposites United, um termo que tenta transmitir várias ideias, como ousadia, alegria, poder e tecnologia. Do ponto de vista do design, a dianteira tem estilo mais sóbrio, enquanto a traseira traz forte personalidade e linhas que surpreendem.
O estilo do EV6, portanto, vai influenciar os próximos carros da Kia. Ao mesmo tempo, o crossover elétrico inaugura uma nova fase da marca sul-coreana. A montadora do grupo Hyundai quer subir de patamar nos próximos anos. E a linha de elétricos terá papel fundamental nisso.
Nova logo e cabine espaçosa e sofisticada
Ainda do lado de fora, o EV6 surge com a nova logomarca da Kia. A marca reestilizou seu escudo no início deste ano, novamente para buscar uma imagem de maior prestígio. Pois o novo emblema combinou com o estilo exterior e também com a cabine elegante e sofisticada do crossover.
Uma das vantagens do uso da plataforma E-GMP é o aproveitamento do espaço. A cabine parece bastante ampla. E não é só. A Kia caprichou nos revestimentos, sem deixar de lado a sustentabilidade — os bancos, por exemplo, são feitos de material plástico reciclado.
A cereja do bolo é o painel moderno e envolvente, com uma grande tela curvada para a multimídia. O visor é voltado ao motorista e fica unido à outra tela de alta definição, posicionada atrás do volante e que serve de quadro de instrumentos, com gráficos tridimensionais.
Kia quer liderar vendas de elétricos
Embora o EV6 seja o primeiro carro exclusivamente elétrico da marca, a Kia Motors vendeu 100 mil veículos elétricos na última década. A sul-coreana foi uma das pioneiras no segmento, e, por isso, vai buscar a liderança global da categoria. A marca planeja lançar sete carros elétricos inéditos.
O primeiro deles é, portanto, o EV6, que estreia no fim deste mês na Coreia do Sul. Ao todo, a Kia pretende ter 11 carros elétricos em seu portfólio até 2025. Serão os sete inéditos já citados, bem como versões elétricas de modelos conhecidos, como o SUV compacto Soul.