A Renault registrou na Europa os desenhos de patente de um novo sedã chamado Taliant. O modelo é a versão da Renault para o Dacia Logan, modelo bastante conhecido dos brasileiros. Antes de mais nada, o Taliant antecipa a nova geração do Renault Logan nacional. A previsão é que o carro seja lançado em 2022.
Um executivo da marca francesa havia antecipado essa mudança há dois anos. Isso foi em meados de 2018. O então gerente global de marketing da Renault, Sylvain Coursimault, disse ao jornal parisiense Le Figaro que a marca não faria mais carros derivados de modelos da Dacia.
Na ocasião, Coursimault se referiu ao desenho das marcas, que seriam mais diferenciados no futuro. Pois o futuro Renault Taliant mostra exatamente isso. O modelo é uma reinterpretação do novo Dacia Logan. A novidade, contudo, tem os traços atuais dos carros europeus da Renault.
Essa estratégia pretende distanciar a marca francesa da romena. E também resgatar um certo prestígio perdido pela Renault em alguns mercados, como o brasileiro. Por aqui, a marca praticamente abandonou a gama europeia para apostar tudo do trio Duster, Logan e Sandero.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seFamília toda vai mudar
Nesse sentido, é esperado que o Taliant sirva de base para o novo Sandero e o aventureiro Stepway. A recente reestilização do Sandero atual inclusive já buscou dar um estilo mais francês ao hatch, adotando as lanternas em forma de gancho dos Renaults europeus.
Todavia, a cabine do futuro Renault Taliant é quase igual à do novo Dacia Logan. A marca basicamente trocou o volante da marca romena pelo de três raios com o losango no centro. Há uma expectativa de que os materiais do novo sedã sejam de maior qualidade, trazendo refino à cabine.
A única imagem da cabine não mostra muitos detalhes em relação aos equipamentos. Mas é possível ver que o painel traz no topo central uma tela multimídia flutuante de 8 polegadas. E os comandos do ar-condicionado terão visores digitais no meio dos botões, como no novo Duster.
Nova plataforma e motor turbo
Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o Taliant nascerá da plataforma modular CMF-B do Renault Clio europeu. A arquitetura vai aposentar a base B0 (zero) da Dacia. O trio da Renault é feito sbre essa base desde os anos 2000. E que foi reforçada em 2019 para a segurança.
Além da arquitetura moderna, o Taliant terá motor turbo. O futuro novo Logan deverá adotar a versão sobrealimentada do pequeno motor 1.0 SCe de 3-cilindros. Este deverá substituir o atual 1.6 SCe naturalmente aspirado. Versões de entrada devem ter o motor 1.0 SCe aspirado.
Nova geração do Logan deve ser lançada no Brasil em 2022. E para se alinhar de vez à Europa, o sedã pode trocar de nome por aqui e se chamar Taliant. O mesmo é esperado para o Sandero. Apenas o Stepway deverá manter o batismo, devido ao seu sucesso nas vendas.