tesla
Tyrone Siu/Reuters

Tesla está fisgando clientes de Honda e Toyota com os carros elétricos

Sem oferta de elétricos em seus catálogos, japonesas Honda e Toyota estão perdendo clientes tradicionais para a Tesla, aponta pesquisa

Por João Del Arco 08 de dez, 2022 · 4m de leitura.

Um jargão muito comum no jornalismo político é o de que “não há vácuo no poder”. Ou seja: nunca um espaço ou função social ficará à deriva. No mundo dos carros, não é diferente. Prova disso é a migração de fiéis clientes das tradicionais marcas japonesas Honda e Toyota para novatas como a Tesla. O motivo? O vácuo causado pela falta de veículos elétricos nos catálogos das japonesas que atendam os anseios de clientes adeptos à eletrificação.

Tal comparação, contudo, não é mera força de expressão. Segundo dados de uma recente pesquisa da S&P Global Mobility, empresa especializada em análise de dados do mercado automotivo mundial, os consumidores que estão migrando para veículos elétricos em 2022 “estão em grande parte saindo da Toyota e da Honda”. Segundo a instituição, entre outubro de 2021 e setembro de 2022, 15% dos novos clientes conquistados pela Tesla eram antes proprietários de modelos Toyota, e outros 13% de modelos Honda. Os dados se referem ao mercado norte americano.

O movimento, porém, tem uma explicação um tanto simples. Diferentemente de outras marcas tradicionais como Chevrolet, Volkswagen e Ford, por exemplo, a oferta de modelos 100% elétricos das duas japonesas é diminuta. Embora a Toyota se destaque pela oferta de modelos híbridos, ela oferece globalmente apenas um modelo totalmente eletrificado, o SUV bZ4X. Trata-se de um modelo vendidos no Japão, Estados Unidos e Europa do porte da RAV4. A Honda por sua vez oferece apenas uma opção elétrica, o Honda e. Oferecido no Japão e em alguns países da Europa, o modelo tem dimensões compactas, pouco indicadas para quem busca um carro para atender uma família inteira.

Homda e
Honda/divulgação

Novos clientes da Tesla

Mas não são só as japonesas que estão vendo seus fiéis clientes migrarem para a Tesla. As premium alemãs Mercedes e BMW também precisam se preocupar. Embora tenham uma oferta bem mais vasta de modelos eletrificados que Honda e Toyota, a S&P Global Mobility aponta que 6,7% das vendas da Tesla no período vieram de clientes Mercedes. Já os atuais Tesla e ex-BMW correspondem a 6,2%.


Vale lembrar que os carros elétricos corresponderam a 5,2% das vendas totais nos Estados Unidos em 2021, cerca de 630 mil unidades. A título de comparação, isso representa pouco menos da metade do número total de veículos 0 km vendidos no Brasil no ano passado, quando nosso mercado registrou 1.387.195 unidades vendidas. Os 100% elétricos, contudo, representaram uma tímida fatia de 0,2% desse montante por aqui. Pouco, é verdade, mas certamente com nenhum Honda ou Toyota envolvido, uma vez que ambas não oferecem modelos 100% elétricos no nosso país.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se