Um jargão muito comum no jornalismo político é o de que “não há vácuo no poder”. Ou seja: nunca um espaço ou função social ficará à deriva. No mundo dos carros, não é diferente. Prova disso é a migração de fiéis clientes das tradicionais marcas japonesas Honda e Toyota para novatas como a Tesla. O motivo? O vácuo causado pela falta de veículos elétricos nos catálogos das japonesas que atendam os anseios de clientes adeptos à eletrificação.
Tal comparação, contudo, não é mera força de expressão. Segundo dados de uma recente pesquisa da S&P Global Mobility, empresa especializada em análise de dados do mercado automotivo mundial, os consumidores que estão migrando para veículos elétricos em 2022 “estão em grande parte saindo da Toyota e da Honda”. Segundo a instituição, entre outubro de 2021 e setembro de 2022, 15% dos novos clientes conquistados pela Tesla eram antes proprietários de modelos Toyota, e outros 13% de modelos Honda. Os dados se referem ao mercado norte americano.
O movimento, porém, tem uma explicação um tanto simples. Diferentemente de outras marcas tradicionais como Chevrolet, Volkswagen e Ford, por exemplo, a oferta de modelos 100% elétricos das duas japonesas é diminuta. Embora a Toyota se destaque pela oferta de modelos híbridos, ela oferece globalmente apenas um modelo totalmente eletrificado, o SUV bZ4X. Trata-se de um modelo vendidos no Japão, Estados Unidos e Europa do porte da RAV4. A Honda por sua vez oferece apenas uma opção elétrica, o Honda e. Oferecido no Japão e em alguns países da Europa, o modelo tem dimensões compactas, pouco indicadas para quem busca um carro para atender uma família inteira.
Novos clientes da Tesla
Mas não são só as japonesas que estão vendo seus fiéis clientes migrarem para a Tesla. As premium alemãs Mercedes e BMW também precisam se preocupar. Embora tenham uma oferta bem mais vasta de modelos eletrificados que Honda e Toyota, a S&P Global Mobility aponta que 6,7% das vendas da Tesla no período vieram de clientes Mercedes. Já os atuais Tesla e ex-BMW correspondem a 6,2%.
Vale lembrar que os carros elétricos corresponderam a 5,2% das vendas totais nos Estados Unidos em 2021, cerca de 630 mil unidades. A título de comparação, isso representa pouco menos da metade do número total de veículos 0 km vendidos no Brasil no ano passado, quando nosso mercado registrou 1.387.195 unidades vendidas. Os 100% elétricos, contudo, representaram uma tímida fatia de 0,2% desse montante por aqui. Pouco, é verdade, mas certamente com nenhum Honda ou Toyota envolvido, uma vez que ambas não oferecem modelos 100% elétricos no nosso país.