Donos de carros elétricos costumam se preocupar com a autonomia. Além disso, a durabilidade das baterias também é um quesito importante na hora da compra. Por isso, chama a atenção o feito conquistado por um motorista alemão. Ele acaba de atingir a marca de 1,7 milhão de km rodados com seu Tesla Model S.
Hansjörg von Gemmingen entrou para o Guinness Book. Assim, o Model S P85 do alemão é o carro elétrico com a maior quilometragem conhecida. Entretanto, o dono do Tesla teve de acionar a garantia da marca algumas vezes. Afinal, o carro apresentou desgaste natural ao longo desse tempo.
Tesla teve trocados três baterias e oito motores
O modelo alcançou a marca de 1 milhão de km rodados em 2019. Porém, naquela ocasião o dono do carro já havia trocado as baterias e os motores. Seja como for, o feito chamou bastante a atenção. Conforme o alemão, quando o modelo atingiu os 470 mil km rodados, tinha oito anos de uso. Assim, foi preciso substituir as baterias, que apresentavam defeito.
Nessa altura, o Tesla também já estava com o terceiro motor elétrico. Em 2022, com 700 mil km rodados, o carro havia tido as baterias trocadas pela segunda vez. Vale lembrar que um conjunto novo tem preço sugerido de € 10 mil. Ou seja, uns R$ 54 mil na conversão direta, sem considerar taxas.
O fato despertou a atenção da Tesla, e o carro continuou sua jornada rumo ao milionésimo quilometro percorrido. Já com a oitava troca de motor, o modelo de Hansjörg não dá sinal de que vai parar por aí. Conforme o alemão, agora a meta é chegar aos 2 milhões de km rodados.
Dicas para aumentar a durabilidade
Portanto, Hansjörg é mais do que experiente quando o assunto é veículo elétrico. Segundo a imprensa europeia, ele já havia superado a marca de 600 mil km rodados com um Mercedes-Benz 500E e um Tesla Roadster. Assim, ele tem autoridade para dar dicas sobre como cuidar bem desse tipo de modelo.
Conforme o alemão, entre as recomendações está manter a carga das baterias sempre acima do mínimo de segurança e abaixo dos 80%, por exemplo. Além disso, ele sugere evitar os dispositivos de carga rápida. Segundo Hansjörg, priorizar os sistemas de carga lenta é bem importante.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!