José Antonio Leme

17/08/2020 - 10 minutos de leitura.

Teste rápido: Mercedes-Benz EQC 400 quer mostrar que carro elétrico é o ‘novo normal’

Primeiro elétrico produzido em grande escala pela Mercedes, o SUV médio chega por R$ 575 mil ao Brasil em versão única e cheio de equipamentos

EQC 400 Crédito: MERCEDES-BENZ

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Na atual rotina da população mundial, o “novo normal”, imposto pela pandemia do coronavírus, obriga diferentes hábitos e ações em sociedade. No mundo automotivo, este novo normal se desenha para uma frota circulante de carros elétricos cada vez maior. O mais novo integrante dessa mudança de paradigma a chegar no Brasil é o Mercedes-Benz 400.

O SUV médio elétrico vem importado da Alemanha por R$ 575 mil. O preço é quase R$ 100 mil superior aos R$ 477.900 anunciados em fevereiro. Vale lembrar que, na época, a cotação do dólar em relação ao real era mais vantajosa.


Leia Mais


Continua depois do anúncio

MERCEDES-BENZ

EQC 400 é derivado do GLC

Sem uma plataforma só para elétricos, a empresa apostou na base do GLC para acelerar o desenvolvimento do EQC. Por isso, o design dele parece conhecido ao primeiro olhar. Embora seja 70% diferente do GLC em termos de componentes. Foram mudados eixos, que têm a aplicação para colocar as baterias de íons de lítio no assoalho, módulos elétricos no lugar do motor, entre outras.

No design, grade, faróis e lanternas são completamente diferentes. Na dianteira, grade e faróis se fundem em uma peça com uma máscara negra que dá o tom que estará em todos os carros elétricos da família de elétricos EQ. No caso da traseira, as lanternas separadas se tornam uma peça única em formato de barra cortando a traseira. No mais, detalhes azuis nas rodas, painéis laterais e nos logotipos mostram que o modelo é energizado.


MERCEDES-BENZ

O EQC 400 tem 4,76 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,62 m de altura e 2,87 m de entre-eixos. No caso do GLC, de quem herda a base, são 4,66 m, 1,89 m, 1,64 m e a mesma distância entre os eixos. O porta-malas é de bons 500 litros no EQC contra 550 litros no GLC.

Por dentro, o carro é confortável e tem a mesma qualidade que é encontrada em outros Mercedes. Acabamento de couro, alumínio escovado e iluminação personalizável nas portas, painel e outras áreas.

O espaço é bom para quatro adultos. Como o carro é derivado do GLC normal, o túnel central alto para receber o eixo cardã das versões com tração integral continuou ali e atrapalha o quinto ocupante.


A posição de guiar é boa. Os bancos dianteiros têm vários ajustes elétricos e prolongador para as pernas, assim como a coluna de direção, para altura e profundidade. O senão é o banco dianteiro muito estreito, que deixa o quadril sobrando nas laterais.

MERCEDES-BENZ

Motorização

“Sob o capô”, o EQC traz dois motores elétricos, um em cada eixo. Juntos entregam 408 cv e 77,5 mkgf. O motor é alimentado por um conjunto de baterias de íons de lítio com capacidade de 80 kWh e 384 células. O EQC é capaz de atingir até 180 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. Diz a marca que restringiu a capacidade de aceleração, apesar do enorme torque, para garantir uma maior autonomia.


Com 100% da carga, a Mercedes-Benz divulga que o EQC tem autonomia de até 417 km. Isso já usando o ciclo de medição europeu WLTP, que faz testes em situações de vida real e não de laboratório.

O EQC traz de série um carregador convencional, para tomada de casa, que leva cerca de 40 horas para fazer a carga completa. Ele têm ainda um cabo extra para wallbox públicos, que levam cerca de 8h para encher a bateria. Por fim, ele aceita ainda carregadores rápidos, que oferecem até 80% da carga em 40 minutos.

A bateria tem 8 anos de garantia ou 160 mil km. Segundo a Mercedes-Benz, a avaliação com donos de outros carros elétricos garante que, em geral, eles rodam não mais de 20 km por dia, o que, apesar de parecer baixa a quilometragem, faz o dado ser suficiente para o período da garantia.


Em movimento

Com ausência de motor a combustão, o silêncio reina no interior do carro. O som do contato dos pneus com o solo é o que sobressai ao rodar. Além disso, a suspensão de ajuste “europeu” fica batendo e também se faz ouvir bastante no piso brasileiro mal cuidado, mas ainda com conforto.

A dirigibilidade é boa e a resposta do conjunto mecânico varia conforme os quatro modos de condução: eco, conforto, sport e individual. Eles alteram a rigidez da suspensão e direção, intervenção do controle de estabilidade e a resposta do acelerador.


Os 408 cv são entregues nas quatro rodas, mas não o tempo todo. A entrega é associada à pressão no acelerador. Segundo a Mercedes, saídas da imobilidade de modo comedido fazem o EQC 400 ser um tração dianteira.

Quando está rodando na estrada, já em velocidade de cruzeiro, por exemplo, a tração fica apenas traseira. E quando exigido, seja qual foi a situação ou em caso de falta de tração, a entrega ocorre nas quatro rodas.

No modo sport, as respostas são ágeis na aceleração, ainda que a Mercedes tenha “segurado a onda” do EQC. No modo Eco o carro fica “bobo” e é preciso ser firme no acelerador. O conforto é o meio termo adequado.


Para melhorar a regeneração da força nas frenagens, as aletas atrás do volante, que antes serviam para trocar marchas, agora servem para aumentar ou reduzir a força de regeneração.

MERCEDES-BENZ

Equipamentos

Oferecido em versão única, o EQC 400 traz de série o sistema MBUX com painel de instrumentos virtual e central multimídia com telas integradas. Há três opções de visualização para o painel, além de três temas para a central multimídia.


Isso altera a prioridade do que é apresentado na tela. O volante multifuncional tem pequenos “mouse pads”, um em cada lado. De início parece estranho o uso, mas após alguns minutos fica bastante funcional e prático usar com os dedões para praticamente qualquer funcionalidade.

O EQC 400 traz ainda sete air bags, controles de tração e estabilidade, câmera 360º, sensores de obstáculos, sistema de som premium Burmester, faróis de LEDs, head-up display e integração a smartphones com Android Auto e Apple CarPlay. Há ainda assistente de partida em rampa, entre outros.

A Mercedes vai oferecer aos compradores a instalação do wallbox que vai acompanhar o carro, um ano de bônus de energia elétrica e três anos de manutenção e de garantia total do veículo.


MERCEDES-BENZ

FICHA TÉCNICA – EQC 400

PREÇO: R$ 575.000
MOTOR: Dois, elétricos, assíncronos
POTÊNCIA: 408 cv
TORQUE: 77,5 mkgf
CÂMBIO: Automático, uma marcha
PESO: 2.495 kg


MERCEDES-BENZ

Notícias relacionadas

Notícias

Hyundai anuncia linha 2025 para HB20 e Creta

Notícias

Stellantis apresenta novos modelos durante Agrishow; veja quais

Notícias

Xpeng, parceira da VW na China, quer vender carros no Brasil

Notícias

Renault Symbioz, novo SUV híbrido, é rival de Compass e Corolla Cross

OFERTAS 0KM
Consulte condições.

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Consulte condições.

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

VER TODAS AS OFERTAS