Tião Oliveira

21/07/2023 - 8 minutos de leitura. Atualizado: 22/07/2023 | 21:53

Tiggo 8 fica R$ 107 mil mais barato que Compass

SUV de topo da Caoa Chery, Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid Max Drive tem 7 lugares e pode rodar quase 1.400 km com um tanque de gasolina

Crédito: TABA BENEDICTO/ ESTADAO

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A Caoa Chery reduziu os preços de vários de seus carros no Brasil. A maior baixa, de R$ 30 mil, foi para a tabela do Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid Max Drive. Com isso, o modelo de topo da marca no País passa a ter preço sugerido de R$ 239.990. Assim, o SUV feito em Anápolis (GO), único com sete lugares e sistema híbrido cujas baterias podem ser recarregadas em tomadas, ficou ainda mais interessante.

SUV de 7 lugares pode rodar mais de 50 km no modo 100% elétrico; FOTOS: TABA BENEDICTO/ESTADÃO

Com isso, o Tiggo 8 de topo ficou R$ 107.310 mais barato que o também híbrido Compass 4Xe, que tem preço anunciado no site de R$ 347.300. E mesmo se considerar o valor promocional de R$ 294.990 praticado pela Jeep, a distância entre os modelos é de R$ 55 mil. Porém, o SUV da marca da Stellantis tem cinco lugares. Além disso, recentemente o Caoa Chery ganhou conexão sem fio com celulares com Apple Carplay. Até então, para espelhar o aplicativo da Apple no multimídia, era preciso utilizar cabo. Seja como for, o sistema também é compatível com Android Auto.

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Conforme a Caoa Chery, o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid Max Drive tem três motores. O 1.5 a gasolina, de quatro cilindros, com turbo, gera potência de 147 cv e torque de 22,4 mkgf. Já dois elétricos produzem, na mesma ordem, 170 cv e 34,2 mkgf. No total, segundo a Caoa Chery, são 317 cv e 56,6 kgfm.


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Cabine tem três telas, sendo que as duas maiores formam conjunto com nada menos que 24,6″

Tiggo 8 tem CVT de 11 marchas

Além disso, há o sistema batizado de DHT. Ou seja, transmissão híbrida dedicada, em tradução livre. Conforme a marca, trata-se de um conjunto desenvolvido exclusivamente para veículos híbridos. A caixa, do tipo CVT, tem 11 marchas virtuais. Também chama a atenção a alavanca de câmbio, do tipo joystick.


Durante a avaliação, o sistema se mostrou um tanto impreciso. Sobretudo quando era preciso mudar rapidamente de “ré” para “drive”, ou vice-versa. Na prática, a caixa parecia se “confundir” e demorava para responder aos comandos do motorista.

Câmbio do tipo CVT acionado por alavanca que lembra joystick simula 11 marchas

Seja como for, o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,05 segundos. O consumo médio combinado é de 30,3 km na cidade e 26,9 km na estrada com um litro de gasolina. Assim, a autonomia pode, em tese, passa de 1.360 km, conforme dados da Caoa Chery. Isso porque o SUV tem tanque de 45 litros.


Amplo espaço para pessoas e bagagem

O SUV tem baterias com capacidade de 19,27 kWh e pode rodar cerca de 54 km no modo 100% elétrico. Além disso, há sistema de regeneração de energia em desacelerações e frenagens. Como resultado, o Tiggo 8 pode, ao menos teoricamente, andar a semana toda na cidade sem precisar reabastecer.

Caoa Chery é 32 cm mais comprido que Compass e capacidade do porta-malas beira os 900 litros

Há três opções de modos de condução. O motorista pode escolher entre EV (100% elétrica), HEV (híbrida com mudança automática entre elétrico e combustão), e HEV Sport. Esta também é híbrida, mas com foco na esportividade. Nessa configuração, o carro fica bem esperto, sobretudo nas arrancadas.


A cabine tem bom espaço para cinco pessoas. Afinal, o SUV mede 4,72 metros de comprimento, 1,86 m de largura e tem 2,71 m de distância entre os eixos. Para comparação, o Compass mede 4,40 m, 1,82 m e 2,64 m, na mesma ordem. Com os dois últimos assentos recolhidos, o volume do porta-malas do Tiggo 8 é de 889 litros. Porém, com os sete lugares em uso, a capacidade cai para 193 l.

Bom acabamento inclui bancos e volante com revestimento de couro sintético

Três telas

No geral, o acabamento do Caoa Chery agrada bastante. Além disso, traz várias soluções eletrônicas de auxílio ao motorista. Há, por exemplo, alerta de ponto cego e de mudança involuntária de faixa com correção automática de rota. Bem como controle de velocidade de cruzeiro e de distância do veículo à frente. Assim como detecção de pedestres e ciclistas e frenagem automática de emergência, entre outros.


Distância entre os eixos de 2,71 m garante amplo espaço interno para cinco pessoas

Além disso, um dos pontos altos do Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid Max Drive são as três telas digitais. A do painel de instrumentos se une à do sistema multimídia. Assim, forma um conjunto com nada menos do que 24,6 polegadas. Já a dos ajustes do ar-condicionado tem 8″. Esta fica na parte inferior do console.

Na prática, o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid Max Drive anda bem e traz uma série de recursos tecnológicos. E, com o novo preço, é uma ótima opção para quem precisa de bom espaço e ampla autonomia.


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