Você está lendo...
Tira-dúvidas do leitor: alagamentos
Notícias

Tira-dúvidas do leitor: alagamentos

Em épocas de chuvas, saiba o que fazer se for preciso atravessar um trecho com água

17 de jan, 2016 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Tira-dúvidas do leitor: alagamentos

Mudei-me para uma região cujos acessos podem ficar alagados em chuvas mais fortes. O que fazer se precisar atravessar um trecho assim? E se a água invadir o meu carro, como procedo?

ROBSON RODRIGUES,
Por e-mail

Publicidade


RESPOSTA:O melhor a se fazer numa situação de risco é tentar manter a calma e procurar saídas viáveis. Se a chuva estiver forte, evite passar pelas áreas com histórico de alagamentos frequentes. “O número de casos com danos em automóveis decorrentes de alagamento triplica na estação de chuvas”, explica o diretor executivo de sinistros da Allianz Seguros, Laur Diuri.

Se atravessar a enxurrada for inevitável, a primeira providência é tentar medir a altura da água com base nos carros estacionados – a partir da metade da roda é temerário tentar passar, já que a água pode atingir o duto de captação de ar do motor e causar danos graves ao propulsor.

Caso a travessia seja possível, mantenha a velocidade baixa, no máximo 20 km/h, para evitar a formação de ondas na frente do carro. Além disso, use uma marcha mais baixa, como a segunda, e mantenha a rotação mais elevada do motor, a cerca de 2.500 rpm. Isso vai evitar que entre água no escapamento, literalmente afogando o carro. Dar a ré com o nível da água elevado também pode ser bastante perigoso.


Se durante o trajeto alagado o carro apagar, não tente dar a partida. O motor pode aspirar água para seu interior e gerar o chamado “calço hidráulico”. Ele ocorre quando o pistão tenta comprimir a água alojada dentro dos cilindros. As consequências são graves. Peças como bielas e velas podem entortar.

No caso de a via alagar com o carro estacionado, retire-o do lugar, se possível, mas apenas se a água estiver até a linha da base das portas. Acima disso, o risco de a água invadir o interior é grande, podendo trazer dano à parte elétrica da cabine do veículo. Além disso, dar a partida no carro também pode gerar calço hidráulico.Após passar pelo trecho alagado, verifique se há ruídos estranhos ou luzes acendendo no painel. Se algo estiver errado, leve o carro para a revisão.

Quer tirar sua dúvida? Escreva para nós: jcarro@estadao.com


BÔNUS: VEJA OS UTILITÁRIOS MAIS VENDIDOS NO BRASIL EM 2015

Deixe sua opinião