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Tom Cruise acelera uma Ducati em Sevilha
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Tom Cruise acelera uma Ducati em Sevilha

Ao lado de Cameron Diaz, ator americano participou de uma ação promocional recriando cenas do filme Encontro Explosivo, aventura que se passa na região espanhola de Andaluzia e tem estreia no Brasil prevista para o dia 16 de julho

16 de jun, 2010 · 2 minutos de leitura.

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 Tom Cruise acelera uma Ducati em Sevilha

Para promover o longa “Knight and Day” – no Brasil, “Encontro Explosivo” -, os protagonistas Tom Cruise e Cameron Diaz recriaram algumas cenas do filme hoje, em Sevilha (Espanha). Cruise pilotou um bela Ducati Hypermotard, deixando impressionados os fãs que acompanhavam o evento.

Ator recria cena em uma Hipermotard (Foto: Javier Barbacho/Reuters)

Ator recria cena em uma Hypermotard (Foto: Javier Barbacho/Reuters)

Já Cameron fez pose ao volante de um BMW Z4, carro que aparece dirigindo no filme. A ação ocorreu no centro da cidade, diante da Catedral de Sevilha. “Encontro Explosivo” foi filmado na região espanhola de Andaluzia, principalmente na cidade litorânea de Cádiz e em Sevilha.

A pré-estreia do filme está ocorrendo neste momento, em Sevilha, com as presenças de Cruise e Cameron. O lançamento nos Estados Unidos será na semana que vem e no Brasil, em 16 de julho.

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Cameron faz pose ao volante do BMW Z4 (Foto: Eduardo Abad/Efe)

Cameron faz pose ao volante do BMW Z4 (Foto: Eduardo Abad/Efe)

Dirigido por James Mongold, o filme conta a história de uma mulher solitária (Diaz) que acaba se envolvendo com um espião (Cruise). Ele a leva a uma viagem cheia de perigos em belos cenários espanhóis.

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Jornal do Carro
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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.