Os motores grandes estão com os dias contados. Inclusive entre os superesportivos. No mercado de carros “normais”, opções 2.0 e 1.8 são cada vez mais raras. Aos poucos, deram lugar a propulsores 1.0, 1.3 e 1.4 que trabalham com auxílio de turbocompressores e outros sistemas. As tecnologias foram cruciais para que as montadoras aposentassem motores maiores e mais poluentes, e instalassem outros menores e eficientes sem perda de desempenho.
O novo motor 1.0 três cilindros turbo do Chevrolet Onix, por exemplo, produz 116 cv de potência máxima. Já o velho 1.8 quatro cilindros aspirado que ainda equipa o Chevrolet Spin não passa de 111 cv. Isso ocorre até mesmo na Fórmula 1. O monoposto da principal categoria do automobilismo utiliza um motor V6 com 1.6 litro de deslocamento. Contudo, antes era bem diferente. Confira a lista dos maiores motores que já equiparam carros de passeio.
10) Bugatti Veyron – 8.0 litros
O menor motor deste “Top 10” já tem credenciais de tirar o fôlego. O Bugatti Veyron, reconhecido por números recordes de velocidade máxima, tem um bloco W16 de 8.0 litros. Basicamente, ele consiste na combinação de dois motores V8. Dessa forma, alcançou a lendária configuração ‘W’ e os 1.000 cavalos que impulsionam o Veyron aos 407 km/h. Mais excentricidades: o motor tem 64 válvulas e 10 radiadores para manter a temperatura ideal de funcionamento.
9) Chevrolet Suburban – 8.1 litros
Que tal um SUV de 340 cv? Em 2022, há opções elétricas com bem mais que essa potência. Por exemplo, o Volvo XC40 Recharge P8 e seus 408 cv. Mas, no início deste século, era preciso optar pelo 8.1 litros V8 do Chevrolet Suburban. Mais do que luxo, uma necessidade. O modelo podia alcançar as 2,6 toneladas e tinha 5,6 metros de comprimento.
8) Cadillac Eldorado – 8.2 litros
Aqui temos outro exemplar da listra cuja potência de seu colossal 8.2 V8 é facilmente superada por carros elétricos atuais. O Cadillac Eldorado era sinônimo de luxo na década de 1970, com seus 410 cv. No entanto, as normas de emissões estrangularam sua força, que atingiu módicos 193 cv em 1976. Para efeito de comparação, são quase 40 cv a menos que um Jetta GLI 2023, por exemplo, que tem motor mais de 4 vezes menor que o do Eldorado.
7) Dodge Ram SRT-10 – 8.3 litros
Não é de hoje que picapes esportivas surgem mundo afora. Recentemente, aliás, o Jornal do Carro publicou sobre a nova Ford F-150 VelociraptoR 1000. O motor da novata, porém, não chega nem perto do tamanho da Dodge Ram SRT-10. Embora a potência da VelociRaptoR seja o dobro da antiga SRT-10, a picape Dodge se sobressai quando o assunto é a litragem. Nada menos do que 8.3 litros em um motor V10 emprestado do Dodge Viper.
6) Dodge Viper – 8.4 litros
Por falar em Dodge Viper, ele não poderia ficar de fora deste Top 10. Isso porque o mesmo V10 que um dia equipou a Ram SRT-10, chegou a ter 8.4 litros de deslocamento no cupê esportivo. Este lendário motor chegou a oferecer 690 cavalos de potência.
5) Chevrolet Camaro COPO – 10.3 litros
Nem só de carros com motores pequenos vive a indústria atualmente. Tudo bem que o Chevrolet Camaro COPO não é uma versão regular do esportivo, mas sim um exemplar exclusivo para competições. Segundo a GM, o V8 10.3 litros tem 1.017 cv a 6.600 rpm e mais de 121 mkgf de torque aos 5.600 giros. Trata-se do V8 mais poderoso já feito pela Chevrolet. Nós falamos dele há poucos dias. Para ler mais, clique aqui.
4) Bugatti Royale – 12.7 litros
O Type 41 Bugatti Royale era superlativo em tudo. O motor de 12.7 litros veio de um projeto previsto originalmente para o Ministério da Aeronáutica francês, mas nunca usado. Então, a Bugatti o reaproveitou nas seis unidades de seu carro de luxo. O motor tinha oito cilindros em linha, daí o capô tão comprido. Embora seus 300 cv pareçam pouco para os dias atuais, em 1927 eram extraordinários. Dessa forma, o esportivo podia chegar aos 160 km/h.
3) Cadillac Sixteen Concept – 13.6 litros
O Cadillac Sixteen Concept de 2003 chamou muita atenção pelo estilo, mas o que estava sob o capô era a verdadeira atração principal. O sedã futurista carregava um bloco V16 de 13.6 litros que era essencialmente um par de blocos LS V8 fundidos. A potência oficial nunca foi revelada. A potência mais plausível, contudo, era de 1.000 cv.
2) Napier-Railton – 23.9 litros
O Napier-Railton vem de uma época quando até motores aertonáuticos eram usados em carros para extrair números superiores de potência. Por isso, o segundo modelo deste “Top 10” utiliza um enorme motor 12 cilindros de avião com 23.9 litros e cerca de 600 cavalos de potência. Trata-se da mesma cavalaria de um Audi RS 6 4.0 V8 turbo, por exemplo.
1) “A Besta” – 27,0 litros
O primeiro lugar da lista não poderia ter nome mais adequado. “A Besta” – do inglês “The Beast” – não é um carro convencional. A começar pela construção feita pelo próprio dono, John Dodd, nos anos 1970. Aqui temos novamente a aplicação de um motor de avião. Dessa vez, um Rolls-Royce Meteor de 27 litros. Os números de velocidade máxima e potência eram controversos, mas o seu criador alega que a “Besta” tinha 1.000 cv e alcançava 297 km/h.