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Veja 10 carros elétricos que chegam ao Brasil em 2023
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Veja 10 carros elétricos que chegam ao Brasil em 2023

A oferta de carros elétricos no Brasil cresceu mais de 25% ao longo deste ano e deve continuar em alta em 2023, com lançamento de várias novidades

João Del Arco, Especial para o Jornal do Carro

27 de dez, 2022 · 11 minutos de leitura.

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Ford Mustang Mach-E
Inédito SUV Mustang Mach-E será o primeiro elétrico da Ford no Brasil
Crédito:Ford/Divulgação

A oferta de carros elétricos e eletrificados não para de crescer no Brasil. Prova disso é que a participação de vendas desses modelos em 2022 registra aumento de mais de 25% na comparação com 2021. No mesmo sentido, o número de elétricos continuará avançando em 2023. Além da vinda de atualizações de carros que já estão à venda, outros inéditos chegarão ao País. Portanto, listamos 10 novidades que desembarcam no mercado a partir de janeiro de 2023, por ordem alfabética.

1) Audi Q8 e-tron e Q8 e-tron Sportback

e-tron
Nova linha chega ao Brasil com autonomia de mais de 600 km; Foto: Audi

Começamos com um carro conhecido. Trata-se da reestilização de meia-vida do Audi e-tron, primeiro elétrico da marca lançado no Brasil. Dessa forma, o SUV ganhou atualização no visual, além de novas baterias. Além disso, seu nome é Q8 e-tron. A renovação se estende à versão cupê, e-tron Sportback. Com autonomia de mais de 600 km, a dupla chega ao longo de2023.

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2) BMW iX1

iX1 é a versão elétrica do SUV de entrada da marca alemã; Foto: BMW

Depois de lançar o iX no Brasil, a BMW manterá a estratégia de eletrificação com aposta em modelos, digamos, mais “acessíveis”. Um bom exemplo é o iX1, versão eletrificada do conhecido SUV de entrada da marca, o X1. Com dois motores elétricos que geram potência total equivalente a 313 cv, o modelo mira clientes, por exemplo, do Volvo XC40 Recharge. O modelo da marca sueca é o SUV elétrico compacto premium mais vendido do País. Segundo a BMW, a autonomia do iX1 é de 440 km.

3) BYD Yuan Plus

BYD
Irmão menor dos BYD Tan e Han, o Yuan Plus está em pré-venda por R$ 270 mil; Foto: BYD

Entre 2021 e 2022, a BYD desembarcou no Brasil com uma estratégia ousada. Até então, a marca chinesa era conhecida por seus chassis elétricos de ônibus urbanos. Porém, a empresa lançou dois automóveis com tecnologias bem superiores aos dos demais chineses à venda no País. Porém, os preços são similares aos de versões de topo de marcas como BMW, Audi e Mercedes. Seja como for, os BYD Tan e Han terão em breve a companhia do irmão menor e mais barato Yuan Plus. Com porte semelhante ao de um Toyota Corolla Cross, um de seus destaques é justamente o preço. O SUV já está em pré-venda por R$ 270 mil. A potência do motor elétrico é equivalente a cerca de 204 cv e autonomia, de até 458 km.

4) Chevrolet Bolt EUV

GM Chevrolet Bolt EUV
Versão maior do hatch à venda no Brasil, Bolt EUV tem autonomia de até 402 km; Foto: Chevrolet

Não confunda o Chevrolet Bolt EUV com o Chevrolet Bolt, sem sobrenome. Dessa vez, estamos falando da versão, vá lá, SUV do carro elétrico da marca da GM. Ou seja, o Bolt EUV é maior e mais alto que o Bolt normal, considerado como um hatchback. Contudo, o sistema de propulsão é o mesmo em ambos, com motor elétrico que gera o equivalente a 203 cv. Porém, a autonomia de 402 km é ligeiramente inferior à do veterano. Segundo a Chevrolet, o Bolt EUV deve chegar ao Brasil no segundo semestre.


5) Fiat 500e Abarth

Abarth 500e
Primeiro elétrico da divisão esportiva da Fiat, Abarth 500e vai de 0 a 100 km/h em 7 segundos; Foto: Fiat

A Fiat tem planos ambiciosos para a divisão esportiva Abarth no Brasil. Assim, em 2022 a marca lançou o Abarth Pulse, opção mais brava do SUV compacto. Em seguida, apresentou o Abarth Fastback, baseado no SUV homônimo. Futuramente, será a vez do Abarth 500e. Trata-se do primeiro elétrico da história da Abarth. O carrinho tem suspensão e freios com acerto mais esportivo que o do 500e convencional. Assim como 36 cv a mais de potência. Segundo a Fiat, com isso o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos. O lançamento no Brasil deve ocorrer no segundo semestre.



6) Ford Mustang Mach-E

Ford Mustang Mach-E
SUV elétrico do Mustang, Mach-E deve vir ao Brasil na versão GT por mais de R$ 600 mil; Foto: Ford

Com picapes e veículos comerciais, a Ford está iniciando a venda de eletrificados no Brasil. Além disso, há o SUV Mustang Mach-E. Primeiro carro 100% elétrico da marca, ele é um sucesso nos EUA. Tanto que os pedidos estão suspensos até o início de 2023. A Ford não revelou a versão que virá. Bem como seu preço. Porém, a mais cotada é a de topo, GT, com motor de quase 500 cv. A autonomia é de até 610 km e o preço sugerido deve passar dos R$ 600 mil.

7) Kia EV6

Kia EV6
Kia EV6 foi eleito como o ‘Carro do Ano’ na Europa; Foto: Vagner Aquino/Estadão

O Kia EV6 começou a chegar ao Brasil em 2022. O modelo participou de testes durante o lançamento do novo Sportage. Primeiro crossover elétrico da marca sul-coreana, o EV6 acaba de ser eleito como o “Carro do Ano” na Europa. Além do visual futurista e das várias soluções eletrônicas, ele se destaca pela autonomia. Segundo a Kia, são até 522 km. Ainda não há data oficial. Porém, o EV6 deve vir no País no último trimestre de 2023.


8) Mercedes EQE SUV

EQE SUV
Versão do SUV de luxo da marca alemã, EQE SUV tem autonomia de 650 km; Foto: Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz é outra alemã que investe em versões elétricas de modelos consagrados. É o caso dos recém-lançados EQA, EQB e EQE, Ou seja, são os elétricos dos SUVs GLA e GLB, assim como do sedã Classe Agora, a marca prepara a vinda do EQE SUV, o alter ego elétrico do SUV GLE. Ainda não há informação sobre qual versão vem ao País. Porém, a aposta é de que ela seja similar à do sedã EQE. Portanto, estamos falando de motor com cerca de 250 cv de potência e autonomia em torno dos 650 km.

9) Renault Mégane E-Tech

Megane E-Tech
Crossover elétrico francês deve ser rival do Volvo XC40 Recharge P6; Foto: Jady Peroni/Estadão

O Renault Mégane E-Tech também está na nossa lista dos modelos que chegam nos primeiros meses de 2023. Entre os destaques está o desenho. Assim, o crossover francês deve disputar compradores com o Volvo XC40 Recharge P6. De acordo com a Renault, a autonomia, conforme a versão, pode chegar aos 450 km. Segundo estimativas, os preços devem ficar entre R$ 300 mil e R$ 350 mil.

10) Volkswagen id.4

VW ID.4
Crossover elétrico não está confirmado, mas deve vir ao Brasil; Foto: Volkswagen

A Volkswagen já anda mostrando o id.4 no Brasil. O crossover elétrico esteve, por exemplo, no estande da marca no Rock In Rio deste ano. Porém, ele não está confirmado. O id.4 tem motor elétrico de cerca de 204 cv e a autonomia é de até 533 km. Se vier mesmo ao País, o Volkswagen será rival, entre outros, de elétricos como o Renault Megane E-Tech. Assim, o preço sugerido deverá ser de cerca de R$ 300 mil.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.