No fim de fevereiro, o Jornal do Carro trouxe a informação de que a Toyota iria renovar o Corolla neste ano. Pois a notícia agora está confirmada. A marca japonesa anunciou que vai investir um total de R$ 50 milhões na fábrica de Indaiatuba, no Interior de São Paulo, para modernizar a linha de montagem e o sedã médio, que receberá sua ”reestilização de meia vida”.
De acordo com a Toyota, a renovação da unidade deve começar ainda em 2022. No entanto, não traz mais detalhes sobre previsões de lançamento ou quais serão as estratégias.
Segundo a imprensa japonesa, o sedã vai ganhar cara nova por lá até o fim do ano. Provavelmente, em outubro. No Brasil, onde a linha 2023 chegou recentemente, tudo deve permanecer como está, ao menos por enquanto. Assim, o líder absoluto do segmento de sedãs médios deve passar por alterações só no ano que vem.
”Seguimos firmes em nossa estratégia de oferecer um veículo competitivo e atrativo aos nossos clientes de toda a América Latina. Há mais de 20 anos, nossa planta em Indaiatuba demonstra sua capacidade para gerar negócios de forma bem-sucedida”, afirmou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Novo Corolla
Com base em informações, o facelift do Corolla previsto para estrear primeiramente no Japão – depois, nos modelos europeu, norte-americano e brasileiro – sugere novo design para faróis e lanternas traseiras. Bem como grade dianteira e os dois para-choques (projeções abaixo). Contudo, como o carro ainda não apareceu em testes, tudo o que ouvimos a respeito são especulações.
Haverá mudanças na paleta de cores da carroceria e, por dentro, o banco do motorista terá mais espaço para a cabeça. No mais, não fica descartada, por exemplo, a inclusão de nova central multimídia com atualização remota, novo software e quadro de instrumentos com tela de até 12,3″ para o Corolla. Além disso, ainda em equipamentos, espera-se inclusão de novas funções ao sistema de segurança Toyota Safety Sense.
Vale lembrar que o sedã esta à venda aqui no Brasil desde 1994, com produção iniciada em 1998. Em novembro do ano passado, o Corolla bateu uma marca importante de 50 milhões de unidades vendidas no mundo. Por aqui, desde 2014, o modelo lidera na categoria.
Mecânica pode mudar?
As informações da imprensa internacional apontam que o sedã descontinuará o motor 1.8 quatro cilindros. A ideia, portanto, é trocá-lo pelo 1.5 híbrido de três cilindros Dynamic Force – usado no Yaris europeu. Isso vale para os modelos vendidos do outro lado do mundo. Aqui, a combinação 1.8 + elétrico continua firme.
A opção 1.2 litro turboalimentada provavelmente deve chegar a outros mercados. O 2.0 quatro cilindros aspirado vendido por aqui nas configurações mais baratas (agora exportado para os EUA) também permanece em cena.
No total, são seis versões de acabamento oferecidas no Brasil: GLi, XEi, Altis Premium, GR-S, Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium. Em relação às potências, são, portanto, 177 cv (2.0 flex aspirado) e 122 cv (híbrido flex). Preços partem de R$ 145.350, segundo o site oficial.