Feito em parceria com a BYD, o bZ3 é o segundo carro elétrico da família bZ, da Toyota. Por enquanto, o sedã está à venda exclusivamente no mercado chinês, onde estreou em outubro de 2022. Lá, o “Corolla elétrico” é produzido e comercializado pela FAW-Toyota. Mas o curioso é que o modelo movido a bateria custa menos que um sedã compacto flex no Brasil.
Para comparação, o sedã que começou a ser entregue neste mês tem preço de a partir de 169.800 yuans, ou seja, pouco mais de R$ 122.500 na conversão direta. E tem desconto para quem comprar o carro até 31 de julho. Assim, o preço cai para R$ 111 mil. Já tem até Volkswagen Polo indo além desse preço por aqui. A versão intermediária Highline, por exemplo, custa R$ 113.290. É tanto que o bZ3 fez sucesso. Nas primeiras 24 horas de vendas no mercado chinês, superou 5.000 pedidos.
Tal como o SUV bZ4x, o sedã feito pela BYD e pela FAW utiliza plataforma e-TNGA, da Toyota. A responsável por alimentar o sistema elétrico é a bateria Blade, da BYD, que fornece autonomia de cerca de 600 km. De acordo com a Toyota, dá para recarregar entre 30% e 80% da energia em só 27 minutos em estações de recarga rápida.
Medidas
Nas dimensões, o Toyota bZ3 é um pouquinho maior que o Corolla. Tem, assim, 4,72 metros de comprimento (o sedã nacional tem 4,63 m). No mais, tem 1,84 metro de largura e 1,48 m de altura e uma distância entre-eixos de 2,88 metros.
Por enquanto, o bZ3 sequer tem previsão de vendas no Brasil. A Toyota, que tem estratégias diferentes para cada região, prefere apostar na hibridização por aqui. Nem mesmo os modelos plug-in são vistos com bons olhos pela fabricante, afinal, a recarga de carros no País ainda barra na falta de infraestrutura e de hábito. Assim, vende menos e, por isso, torna-se menos rentável na operação. Tanto é que a marca prepara um novo compacto híbrido flex.