Cerca de um ano após sair de linha, o Toyota Camry está de volta. O sedã grande retorna ao Brasil somente na versão híbrida XLE, tal como a rival Honda fez com o Accord e:HEV. Assim, a marca japonesa amplia a sua gama de eletrificados, ao lado da dupla Corolla sedã e Corolla Cross, ambos híbridos flex, e do RAV4, que também tem novidades. O Camry híbrido chega mais caro, por salgados R$ 331.790, enquanto o SUV médio tem tabela de R$ 301.140.
Sob o capô, o sedã da Toyota ganhou motor 2.5 a gasolina de quatro cilindros, que gera 178 cv de potência e um torque de 22,5 mkgf. O conjunto traz ainda outros três motores elétricos que entregam mais 120 cv e 20,6 mkgf. Dessa forma, o Camry híbrido tem 211 cv combinados. O câmbio é automático CVT e a tração é dianteira. Com o sistema híbrido, o modelo traz quatro modos de condução: Normal, Eco, Sport e EV, quando roda com eletricidade.
O que muda no visual?
No design, o Toyota Camry não traz mudanças significativas. Ele recebeu nova grade e entradas de ar. O para-choque, também redesenhado, agora tem acabamentos cromados, assim como o restante da carroceria. De acordo com a marca, uma das principais novidades são as novas rodas de liga leve de 18 polegadas, com desenho mais esportivo.
Por dentro, o sedã também passou por uma repaginação. Ele ganhou revestimento de couro premium nos bancos, volante e câmbio. Além disso, tem teto solar panorâmico com abertura elétrica, iluminação ambiente com LEDs e painel com peças de madeira. Vale destacar ainda a central multimídia de 9″, que tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Já o quadro de instrumentos tem outra tela de 7”. No mais, o sedã conta com ar-condicionado digital de três zonas, tela de controle para os passageiros do banco de trás, entre outros mimos.
Recursos semiautônomos
Com status de “sedã de luxo”, o Toyota Camry recebeu melhorias em relação ao pacote de segurança na linha 2023. Entre eles, estão alerta de mudança de faixa, sistema de pré-colisão e faróis altos automáticos. Além destes, traz os dispositivos presentes na linha anterior, como, por exemplo, assistente de direção de emergência, controle de cruzeiro adaptativo com alerta sonoro e visual, frenagem automática de emergência e alerta de ponto cego.
RAV4 2022
No caso do SUV médio, as mudanças visuais são igualmente discretas. Por fora, tem como novidade o desenho de luzes dos faróis e as rodas de liga leve de 18″. O modelo está disponível somente na versão SX Connect Hybrid, com o mesmo sistema híbrido do sedã Camry, porém com 222 cv. Ele une o motor 2.5 litros a gasolina a três motores elétricos. Entretanto, no SUV a tração é integral. Ele também conta com quatro modos de condução.
Dessa forma, as principais melhorias estão nos conteúdos. A Toyota reforça a lista de segurança do RAV4 com alertas de ponto cego e de tráfego traseiro, e os recursos semiautônomos do pacote Safety Sense agora passam a detectar pedestres e ciclistas no sistema de frenagem automática de emergência. Ele mantém funções já presentes, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa e farol alto automático.