Desde que estreou no Brasil, já com produção local em Sorocaba (SP), o Toyota Corolla Cross tem feito enorme sucesso de vendas. O SUV médio é um fenômeno e tem marcado presença entre os carros mais vendidos do País. Além de vender tudo o que é produzido na fábrica paulista, o utilitário se destaca por ser o único híbrido flex do segmento. E, agora, um ano após a estreia mundial, surge em nova variante: a GR-Sport.
A versão modificada pela Gazoo Racing acaba de estrear no Japão. Como o próprio nome sugere, o modelo traz um tempero mais esportivo ao SUV, que, no Brasil, tem o apelo de consumir e poluir menos, por herdar o sistema híbrido do sedã Corolla. Assim, tem tudo para a variante GR-Sport chegar ao Brasil em 2022, para marcar o aniversário do SUV.
Estética
O mais interessante é que, embora sutis, as mudanças estéticas deram um ar bem mais destemido e arrojado ao SUV. Molduras prateadas na base dos para-choques simulam skid plates. Enquanto a grade tem novo formato e interliga faróis (com máscara negra) e pequenas luzes de neblina, com acabamento em black piano. O resultado convence e continua pelas laterais, novamente com molduras pretas e outra prateada que percorre a base das portas, fazendo-se de estribo.
Na traseira, as lanternas escurecidas dão um tom sombrio. Há novamente um aplique prateado na parte inferior do para-choque. Por dentro, acabamento é preto e os bancos revestidos com couro têm o logotipo da grife GR-Sport. O botão de partida do motor também tem as letras “GR” em alusão à versão. E há grafismos exclusivos no painel de instrumentos.
Muda também a mecânica?
Por fim, tem teto pintado em preto, que contrasta com a pintura vermelha do modelo das fotos. Retrovisores externos também vêm com acabamento em preto brilhante. Entretanto, a exemplo de outros modelos preparados pela Gazoo Racing, o Corolla Cross GR-Sport não traz alterações mecânicas.
Dessa maneira, se lá fora, as motorizações continuaram iguais, por aqui, não deve ser diferente. No Brasil, há opção do sistema híbrido, que combina o motor 1.8 híbrido Flex (101 cv) e um elétrico de 72 cv. Além deste, o SUV oferece a opção 2.0 16V flexível, com até 177 cv de potência. Entretanto, em outros países, não há alimentação bicombustível.
Mas o SUV traz ajustes mecânicos para além do design. A suspensão, por exemplo, foi recalibrada para ficar mais firme. A princípio, seguindo os passos do irmão Corolla GR-S, o SUV recebeu novos amortecedores, barras estabilizadoras maiores e direção elétrica com novo ajuste. Dessa forma, a despeito de não ter mecânica mais forte, promete entregar um algo mais.
Sobre chegada ao Brasil, as evidências apontam que o Corolla Cross GR-Sport seja lançado aqui já em 2022. Entretanto, questionada pelo Jornal do Carro, a Toyota se limitou a responder que não comenta “possíveis produtos e projetos futuros”. Caso venha, a versão certamente custará além dos R$ 192.690 pedidos pela versão topo de linha Special Edition.