A 12ª geração do Toyota Corolla, carro mais vendido do mundo, acaba de receber uma reestilização de meia vida. No Brasil, o sedã médio estreou no fim de 2018 com o inédito sistema híbrido flexível. Ou seja, o motor a combustão pode ser abastecido com gasolina e/ou etanol. Pois a renovação, tal como era esperado, não traz grandes mudanças no visual do modelo. O sedã recebeu retoques no conjunto óptico e na grande frontal. Assim, as principais novidades estão na cabine e no conjunto propulsor.
Segundo a Toyota, houve evoluções importantes no sistema híbrido do Corolla. Na Europa, há versões com motores de 1,8 e 2 litros, ambas de quatro cilindros a gasolina. Além da unidade de comando (PCU) mais moderna, o carro traz novo pacote de baterias de íons de lítio com maior capacidade. Dependendo do conjunto, o peso é até 18 kg menor. O motor elétrico também foi aprimorado.
Com as atualizações, o Corolla 2023 apresenta melhor desempenho nas acelerações. Segundo a Toyota, a arrancada de 0 a 100 km/h está 1,7 segundo mais rápida na versão com o motor 1.8. No caso da 2.0 híbrida, são necessários 7,5 segundos. Ou seja, uma ótima marca para o híbrido. Conforme a marca, não houve aumento de consumo e emissões. No Brasil, ao sistema também deve ser atualizado. Aqui, o Corolla traz o motor 1.8 em versão flexível.
Nova multimídia e mais conectividade
A cabine também não traz mudanças importantes no visual. Entretanto, recebeu boas atualizações para manter o modelo competitivo no mercado. Nesse sentido, o quadro de instrumentos, por exemplo, ganhou tela maior, de 12,3 polegadas. Já a do multimídia, no topo central do painel, passa a ter 10,5″ e recebeu recursos modernos, como o espelhamento sem fio com os apps Android Auto e Apple Carplay.
A lista de tecnologias do sedã médio também está mais robusta. Há, por exemplo, carregador sem fio (por indução) para smartphones. Bem como recursos avançados de segurança. Entre eles, há uma função que impede acelerações involuntárias (Acceleration Suppression). Assim como o chamado Emergency Steering Assist, que ajuda a esterçar o volante em caso de risco de colisão. O novo Toyota Corolla tem ainda alerta de aproximação de ciclistas e outros veículos.
Novo Toyota Corolla confirmado no Brasil
No fim de fevereiro, o Jornal do Carro revelou que a Toyota iria renovar o Corolla ainda em 2022. Pois agora essa notícia está confirmada. A marca já anunciou que vai investir R$ 50 milhões na fábrica de Indaiatuba, no Interior de São Paulo. Ou seja, para modernizar a linha de montagem e o sedã médio, que receberá reestilização.
Entretanto, a mudança no Brasil só deve chegar no ano que vem. De acordo com a Toyota, a renovação da fábrica começa neste ano. Contudo, como a linha 2023 do modelo nacional chegou recentemente às lojas, as atualizações no Corolla devem demorar um pouco mais.
Atualizada às 18h18