Mesmo enfrentando dificuldades na pandemia, as montadoras continuam firmes no ranking das marcas mais valiosas do mundo. E, como de praxe nos últimos anos, a Toyota segue na frente na lista das fabricantes automotivas. Isso, pelo menos, é o que indica o estudo da empresa de consultoria, Brand Finance, que separou as 500 marcas com mais valor em 2022 no ”Brand Finance Global 500”.
De acordo com a empresa, a montadora japonesa se encontra em 12° lugar no ranking geral, com uma valorização crescente de US$ 64,2 milhões. Ou seja, é um aumento de 8% em relação ao ano de 2021, quando estava na marca dos US$ 59,4 milhões na mesma pesquisa. Logo depois, outra marca que não perdeu seu posto foi a vice Mercedes-Benz. A montadora alemã de luxo, que aparece em 15° lugar, alcançou o valor de US$ 60,7 milhões.
Fechando o top 3 entre as montadoras de veículos, vem a empresa do bilionário Elon Musk, a Tesla. Apesar de se encontrar bem abaixo, na 28ª colocação, a marca norte-americana de ve´ículos elétricos pode ser uma grande ameaça. Para se ter uma ideia, a criadora do Model 3 subiu 14 posições em relação ao ano passado e foi a que mais registrou crescimento. No total, a valorização foi de 44%. Portanto, está avaliada em US$ 46 milhões.
Top 100
Mesmo em ascensão, é notável o impacto que a crise causou no mercado. A Volkswagen, por exemplo, aparece em declínio na 33ª posição, com valor estimado de US$ 41 milhões. Em seguida, vem o grupo Mitsubishi em 37° lugar, a BMW em 39° e a Porsche em 46°, todas em queda até o momento.
No mais, a Honda aparece no ranking na 61 ª colocação. Por fim, e muito surpreendente, o top 100 se fecha para as montadoras com a Ford, que há um ano fechou suas fábricas aqui no Brasil. A marca do oval azul ficou em 76° lugar e está avaliada em US$ 24 milhões.
Confira o ranking das fabricantes de veículos (valor em bilhões de dólares):
- 1º) Toyota: US$ 64,2 bilhões
- 2º) Mercedes-Benz: 60,7
- 3º) Tesla: 46,0
- 4º) Volkswagen: 41,0
- 5º) BMW: 37,9
- 6º) Porsche: 33,7
- 7º) Honda: 39,7
- 8º) Ford: 37,0
Como funciona?
Através de uma metodologia específica, os critérios para o ranking incluem o desempenho financeiro dos produtos e serviços, o papel no processo de tomada de decisão de compra, bem como a estabilidade na garantia de retorno futuro.
Vale dizer que a Brand Finance é uma consultoria inglesa independente, líder mundial em avaliação de marcas. Todos os anos, mais de 5 mil empresas são avaliadas para entrar, ou não, no ranking das mais valiosas.