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Toyota Hilux a hidrogênio entra em testes e tem alcance de quase 600 km
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Toyota Hilux a hidrogênio entra em testes e tem alcance de quase 600 km

Picape média da Toyota foi construída pela divisão inglesa da marca, com o intuito de ser opção alternativa a elétricos, em regiões remotas

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

08 de set, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Hilux FCEV está em testes feitos pela Toyota do Reino Unido
Crédito:Toyota UK/Divulgação

Uma versão movida a hidrogênio da picape média Hilux está mais próxima de chegar ao mercado. Feita pela divisão do Reino Unido da Toyota, em parceria com o governo local, a picape está em testes e será uma opção alternativa aos veículos elétricos, em regiões mais remotas do País, onde um carro elétrico não é considerado viável, por exemplo.

Um dos pontos fortes da opção é a autonomia, com alcance de mais de 580 km, considerada ideal para o propósito do teste: funcionar em regiões remotas. Ao todo, o projeto já recebeu mais de 70 milhões de libras esterlinas em investimento, o equivalente a R$ 437 milhões.



Toyota Hilux FCEV usa conjunto mecânico do sedã Mirai

Picape foi pensada para atuar em áreas remotas, onde elétricos são inviáveis (Toyota/Divulgação)

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O conjunto que move a picape é o mesmo utilizado pelo sedã a hidrogênio Mirai, e são de segunda geração. A bateria utilizada na Hilux FCEV é utilizada para armazenar a eletricidade produzida pela célula de combustível. Além disso, ela fica posicionada na caçamba da picape, para não prejudicar o espaço interno do modelo.

Assim, segundo o diretor administrativo da Toyota do Reino Unido, Richard Kenworthy, a equipe do projeto conseguiu executar um trabalho incrível em pouco tempo, desde a criação do protótipo até a finalização do primeiro carro. Além disso, o financiamento sustentado pelo governo do Reino Unido permitiu investimentos na equipe e melhoramentos nas tecnologias relacionadas ao hidrogênio, por exemplo. 

Sob o capô, o conjunto do Mirai, que pode parar também no SUV Corolla Cross (Toyota/Divulgação)

Por fim, junto do projeto citado, a Toyota segue investido paralelamente em veículos híbridos e híbridos plug-in, assim como também em puramente elétricos. Contudo, a intenção da marca é que seus projetos ajudem a atingir o objetivo da neutralidade de carbono, prevista para os próximos anos. Além disso, outro modelo poderá ser beneficiado dos testes com a Hilux FCEV: o suv Corolla Cross.

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Energia solar se integra ao sistema de recarga do veículo elétrico

Como as placas fotovoltaicas ajudam a realimentar as baterias e a reduzir os custos do consumo de energia?

17 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A energia solar tem se mostrado uma ótima alternativa para a recarga de veículos elétricos. Afinal, ela possibilita o carregamento do automóvel em casa ou em outro local com estrutura fotovoltaica.

“É importante observar que o tamanho da bateria do carro pode influenciar diretamente no dimensionamento dos painéis necessários”, diz Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “Cada modelo possui uma capacidade de armazenamento diferente, o que impacta no sistema ideal para fazer a recarga.”

A eletricidade gerada nos painéis solares está no formato de corrente contínua (CC). Mas a maioria dos aparelhos elétricos usa a chamada corrente alternada (CA). Daí a necessidade do inversor solar. 

Como o nome indica, esse aparelho é responsável por converter a eletricidade em corrente contínua dos painéis em alternada. Dessa maneira, permite que a bateria do carro elétrico seja realimentada.

Vantagens

“Se for superior ao consumo, a energia gerada poderá ser armazenada em baterias. Ou, dependendo do tipo de sistema, é enviada de volta para a rede elétrica”, explica Delatore.

Ele destaca que o número de placas solares está diretamente ligado à potência necessária para o sistema atender às necessidades do local. Quanto mais placas, maior a potência do sistema.

“Dependendo do ponto onde as placas serão instaladas – no telhado, por exemplo –, o espaço disponível pode limitar a quantidade de painéis solares”, afirma.

Além de reduzir as emissões de CO2 associadas à geração de eletricidade, a integração de módulos fotovoltaicos aos carros elétricos diminui os custos e a frequência de recarga das baterias.

Assim, a energia solar baixa os custos de recarga em até 74% em comparação aos veículos com motor a combustão, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Veja outras vantagens para recarregar o carro elétrico com painéis solares:

  • Economia. Os custos de carga das baterias podem ser drasticamente reduzidos, chegando a praticamente zero quando se utiliza energia solar.
  • Sustentabilidade. A energia fotovoltaica é renovável e limpa, contribuindo para a redução do impacto ambiental associado ao transporte.
  • Contra aumentos. Em época de estiagem e aumentos nas tarifas de luz, o sistema fotovoltaico ajuda a diminuir os custos.
  • Vida útil. Alguns painéis solares possuem garantia de 12 anos contra defeito de fabricação e 25 anos de garantia de produção linear de energia.

Algumas empresas de logística vão além. Elas estão instalando painéis solares na própria superfície dos veículos elétricos de sua frota. Então, essa tecnologia consegue transferir diretamente a energia para as baterias.