A Toyota registrou seu menor lucro trimestral em nove anos. Os dados, claro, são reflexo da pandemia do novo coronavírus, que reduziu pela metade as vendas da marca. Com isso, o lucro da companhia sofreu uma queda de 74% no último trimestre do ano fiscal japonês. O período é entre abril e junho.
O lucro operacional da Toyota despencou 98%, para US$ 131,73 milhões, cerca de R$ 700 milhões. A Toyota reiterou sua previsão de lucro operacional anual de 500 bilhões de ienes, a mais fraca em nove anos, argumentando que o coronavírus ainda poderia prejudicar suas perspectivas de vendas.
“O ritmo da recuperação em várias regiões foi mais rápido do que o previsto inicialmente”, disse um porta-voz da Toyota. “Mas a situação do vírus continua a colocar muitas incertezas na perspectiva dos negócios e vemos a possibilidade de que nossa previsão possa mudar.”
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Inscreva-seA expectativa da marca é vender globalmente 9,1 milhões de carros este ano. É uma queda de 13% em relação aos 10,46 milhões do ano passado. Contudo, a perspectiva inicial era de queda de 15% para este ano, já reajustada.
Queda na América do Norte atingiu a Toyota
A Toyota espera ser mais atingida na América do Norte, seu maior mercado. O continente é responsável por 25% de suas vendas globais e tem uma previsão de queda anual de 14% nas vendas. Uma queda de 62% na região durante o primeiro trimestre levou a uma queda de 50% nas vendas globais consolidadas, indo a 1,16 milhão de unidades.
Mas como as vendas caíram na maioria das regiões, a China tem sido um ponto positivo para a Toyota. A demanda no maior mercado de automóveis do mundo se recuperou mais rapidamente do que em outros lugares, já que o país reprimiu a pandemia e reabriu sua economia.
Os japoneses esperam que as vendas globais melhorem gradualmente até dezembro, voltando ao normal entre janeiro e março de 2021 e aumentando 5% no próximo ano fiscal.