Você está lendo...
Toyota quer fazer Nurburgring no Japão
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Toyota quer fazer Nurburgring no Japão

Réplica de Nurburgring poderá ser parte de um complexo de 11 pistas que a Toyota planeja construir em seu país de origem

Redação

26 de fev, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Nurburgring
Nurburgring
Crédito:Pista alemã é usada por diversas montadoras para testes antes dos lançamentos de seus carros (Foto: Cadillac)
Nurburgring

O circuito de Nurburgring é um dos templos do automobilismo na Alemanha. No entanto, está fora da Fórmula 1 – embora este ano esteja previsto o retorno do GP da Alemanha, mas em Hockenheim. Ainda assim, é um dos mais utilizados pelas montadoras em testes para seus carros, antes do lançamento comercial.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Entre as montadoras que testam seus veículos em Nurburgring está a Toyota. No entanto, a japonesa, em vez de deslocar seu pessoal até a Alemanha, pretende dar um passo ousado.

Publicidade


A Toyota quer construir uma réplica de Nurburgring no Japão. A informação é da publicação japonesa Nikkei Asian Review.

O plano da montadora é reproduzir uma réplica de Nordschleife, a pista de 20,7 km que faz parte do complexo do Nurburgring. Nordschleife ficou mais conhecida junto ao grande público após o lançamento do filme “Rush – No Limite da Emoção”.

Conhecida como “Inferno Verde”, a pista alemã foi o local em que Niki Lauda, interpretado por Daniel Brühl, sofreu o acidente que é um dos pontos mais importantes do filme.


Em seus últimos anos como sede do GP da Alemanha de Fórmula 1, porém, Nurburgring estava utilizando para receber a categoria uma versão compacta do circuito – com cerca de 5 km. Nordschleife, que é também aberto ao público para experiências de direção, até hoje é considerado bastante perigoso.

O PLANO DA TOYOTA

De acordo com o Nikkei Asian Review, a Toyota quer construir um grande complexo de desenvolvimento de produtos no Japão. Esse empreendimento na cidade de Aichi.


Lá, a Toyota quer construir nada menos do que 11 pistas de testes. Uma delas seria a réplica de Nordschleife.

No entanto, a montadora não pretende reproduzir todos os quase 21 km. O plano é fazer uma versão mais compacta da pista, com cerca de 5,3 km.

Porém, o circuito não será como o que recebeu a Fórmula 1. O objetivo é reproduzir as curvas e elevações mais famosas de Nordschleife.


Nas pistas que quer construir no novo complexo, a Toyota vai realizar testes complexos, como de direção e frenagem. A diversidade de circuitos será para simular condições de diversos mercados – desde os maiores, como EUA e Europa, até os emergentes da América do Sul.

VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS RÁPIDOS DO MUNDO

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.