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Toyota pode fazer C-HR e RAV4 no Brasil
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Toyota pode fazer C-HR e RAV4 no Brasil

Foco da marca é ter um utilitário-esportivo fabricado no País. Outra novidade que vem aí é o Yaris

11 de nov, 2015 · 4 minutos de leitura.

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 Toyota pode fazer C-HR e RAV4 no Brasil
C-HR terá versão final revelada em março, no Salão de Genebra

A Toyota está se preparando para produzir um utilitário-esportivo no País, de acordo com uma fonte ligada à marca. O modelo é a peça-chave para a expansão da linha oferecida no mercado nacional. São duas as opções consideradas: o RAV4, atualmente trazido do Japão, e o C-HR, que será revelado em março, durante o Salão de Genebra (Suíça).

A versão final ficará visualmente igual à conceitual, que estreou na mostra automotiva de Frankfurt (Alemanha), em setembro. No entanto, se decidir produzir o C-HR no Brasil, a Toyota fará mudanças no projeto. Isso porque o crossover tem coluna C rebaixada, que remete aos cupês e prejudica a capacidade do porta-malas.

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“Para conseguir enfrentar a concorrência com igualdade, teríamos de alterar o projeto, para ampliar o porta-malas”, disse a fonte. Essa solução, porém, é possível e já passou por estudos de viabilidade.

Se for feito no País, o C-HR enfrentará Honda HR-V, Jeep Renegade, Renault Duster, Ford EcoSport e Peugeot 2008. Se fosse lançado hoje, a faixa de preço inicial ficaria, portanto, em torno dos R$ 70 mil, próxima à do Corolla.


Já o RAV4 ficaria acima do sedã médio. “Seria a alternativa para o proprietário do Corolla que quer continuar na marca”, analisa a fonte. O utilitário hoje parte de R$ 119.020 e é limitado pelo fato de ser trazido do Japão. A nacionalização teria o objetivo de aumentar seu volume. Entre os rivais, estão o Honda CR-V, que é mexicano, os nacionais Hyundai ix35 e BMW X1 e os alemães Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA, que em breve também serão brasileiros.

Para 2016.Antes de bater o martelo sobre a nacionalização de seus crossovers, a Toyota investirá em um carro entre as linhas Etios e Corolla. Esse modelo, a ser lançado no ano que vem, deverá ser o Yaris, que é produzido no México e pode vir ao País sem recolher imposto de importação – apesar de ter cota limitada.

O lançamento do hatch compacto no Brasil é esperado para o ano que vem.


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Jornal do Carro
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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.