Você está lendo...
Toyota Raize deve chegar ao Brasil direto da Indonésia, país onde ganhou versão GR Sport
Notícias

Toyota Raize deve chegar ao Brasil direto da Indonésia, país onde ganhou versão GR Sport

Durante anúncio de lançamento, Toyota confirmou que exportará o SUV subcompacto para 50 países, incluindo nações latino-americanas.

Emily Nery, para o Jornal do Carro

30 de abr, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota Raize GR Sport
Toyota Raize GR Sport
Crédito:Divulgação/Toyota

No início desta semana, o SUV pequeno Toyota Raize e seu irmão gêmeo Daihatsu Rocky estrearam na Indonésia. Além de detalhes sobre a comercialização da dupla, a Toyota anunciou em um vídeo que exportará o compacto do sudeste asiático para outros 50 países, incluindo localidades da América Latina. Portanto, devemos receber o veículo diretamente da Ásia.

Embora a Toyota não tenha nomeado os países que receberão o Raize, é muito provável que o Brasil esteja nesta lista. Afinal, a categoria dos SUVs pequenos é estratégica no país, pois combina o DNA de veículo urbano, à melhores índices de consumo e visual moderno.

Vale lembrar, inclusive, que no começo de 2020 o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) homologou o Raize. Na gama da fabricante japonesa, ele deve ficar posicionado abaixo do Corolla e acima do Yaris.

Publicidade


Toyota Raize GR Sport
Divulgação/Toyota

Destaques do SUV

O jipinho é montado em uma plataforma derivada da bem sucedida TNGA. Assim, ele mede 4,03 metros de comprimento, 1,71 metros de largura, 1,63 metros de altura e 2,52 metros de entre-eixos. Com o intuito de obter isenções fiscais, a versão indiana no compacto utilitário esportivo é ligeiramente menor e mede 3,99 metros de comprimento.

Assim, ele chega na Indonésia com duas opções de conjuntos mecânicos. O primeiro utiliza o motor 1.0 turbo que gera até 98 cv e 14,2 mkgf de torque máximo, enquanto o segundo dispõe do motor 1.2 aspirado de três cilindros que garante até 88 cv e 11,4 mkgf.


A depender da versão, o câmbio pode ser automático do tipo CVT ou manual de cinco marchas. No país do sudeste asiático, a Toyota oferece o SUV em duas versões: 1.0 G Type, 1.2 G Type e GR Sport

Toyota Raize GR Sport
Divulgação/Toyota

Versão GR Sport

A Toyota também disponibiliza uma configuração assinada pela divisão esportiva Gazoo Racing para o Raize. Ele utiliza o motor 1.0 turbo de 98 cv, apresenta visual esportivo, traz suspensão diferenciada e recebe um “kit aerodinâmico”


No quesito segurança, o SUV subcompacto apresenta assistência de mudança de faixa, sistema de pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitor de ponto cego, alerta de saída de faixa de rodagem com assistência no volante e seis airbags.



Câmbio pode desfavorecer importação

Por se tratar de um SUV de entrada, a importação pode ser prejudicial para sua comercialização no Brasil. Por causa do dólar alto, o produto pode chegar a um preço muito maior do seu valor verdadeiro. Na Indonésia, por exemplo, o Raize custa a partir de 219.900.000 rúpias indonésias, o que equivale a cerca de R$ 82,4 mil na conversão direta.

Diferentemente do México, a Indonésia ainda não possui acordos bilaterais de comércio com o Brasil. Então, caso o produto venha para cá, ele recebe um acréscimo de 30%, oriundo do imposto de importação, além do dólar alto. Desse modo, ele deverá custar muito mais do que seus rivais diretos produzidos no Brasil, como será o caso do Nissan Magnite, por exemplo.


Deixe sua opinião