A Toyota está em ritmo acelerado neste final de ano com os lançamentos. Uma semana após mostrar a nova Hilux 2021 (leia tudo sobre ela aqui), a marca apresentará o SW4 2021. O SUV derivado da picape terá novidades em termos de visual e mais tecnologias.
Se comparado à Hilux, o SW4 terá mudanças mais singelas na dianteira, mas ainda assim importantes. Ele está mais “classudo”, digamos assim. Os faróis são novos e têm uma barra cromada integrada ao desenho renovado da grade. O para-choque dianteiro está mais robusto e com maiores entradas de ar, dando um senso de esportividade ao grandalhão. A parte inferior da peça tem um detalhe cromado na versão de topo.
Como o SW4 tem menos versões que a Hilux, as novidades visuais serão adotadas nas duas versões disponíveis, a SRX e a SR. Isso inclui as lanternas de LEDs com novos grafismos e o desenho das rodas. Por dentro, central multimídia com integração a Android Auto e Apple CarPlay e mais funções no computador de bordo.
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Inscreva-seEm todas as versões há sete air bags, seis sensores de obstáculos e o sistema de deslizamento limitado eletrônico, o Auto LSD. Já os bancos dianteiros com ventilação e os alto-falantes JBL destacados sobre o painel são exclusividades da SRX.
A tecnologia do Toyota Safety Sense segue o mesmo caminho da Hilux e estará disponível na versão de topo SRX, por enquanto. O pacote traz controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal e alerta de saída de faixa de rodagem com correção de direção. No caso da Hilux, ele também aplica freio nas rodas do lado que deve retornar para dentro da faixa.
Mecânica
O SW4 2021 tem o motor turbodiesel de 2,8 litros que agora rende 204 cv a 3.400 rpm e 50,9 mkgf a 2.800 rpm. O câmbio é o já conhecido automático de seis marchas. A melhoria na entrega de potência e torque veio devido a uma nova turbina de geometria variável, com pás 25% maiores.
A suspensão da irmã Hilux tem modificações que não estão confirmadas para a SW4 2021. A Toyota adotou novas buchas na conexão da carroceria com o chassi, que evita a rolagem lateral da cabine. Há também novos amortecedores, com maiores diâmetros (6,7% a mais que os anterior) o que garante mais estabilidade, um dos pontos negativos do projeto até aqui.
SW4 2021 não vai abusar demais da inovação no Brasil
O SW4 ganhou duas reestilizações diferentes na Tailândia, onde foi apresentada primeiro. Uma é chamada de versão de entrada, que é a que teremos por aqui. A outra recebe o sobrenome de “Legender” por lá. O produto tem uma dianteira mais agressiva com grade bipartida, faróis com novo formato e disposição das luzes, além de um para-choque mais agressivo.