Corolla Cross
Toyota/Divulgação

Toyota testa gasolina que reduz emissões em 75%

Parceria com ExxonMobil visa criar um combustível limpo, que possa manter os carros atuais 'vivos', segundo a Toyota

Por Rodrigo Tavares 19 de abr, 2023 · 3m de leitura.

A Toyota foi a primeira marca do mundo a produzir carros eletrificados em massa, com o híbrido Prius. Além disso, tem experiência com motores que utilizam soluções alternativas, como o Mirai, a célula a hidrogênio. Agora, a empresa trabalha em conjunto com a ExxonMobil para desenvolver combustíveis sintéticos. Seja como for, o objetivo é o mesmo: reduzir as emissões geradas por veículos.

No entanto, nenhuma das duas companhias revelou detalhes do projeto. Assim, o que sabe é que elas vão desenvolver “misturas inovadores de combustíveis”. Conforme ambas, o foco é diminuir as emissões de carbono.

Segundo a Toyota, essas inovações podem diminuir as emissões em até 75%. Ou seja, na comparação com veículos que utilizam gasolina convencional. Porém, conforme informações preliminares, isso não deve exigir mudanças nos carros. Ou seja, o novo produto vai poder abastecer os modelos atuais.


Toyota mira caminho diferente do da Porsche

Ainda assim, há um grande desafio antes de o produto chegar ao consumidor final. Ou seja, o preço. Assim, os altos custos de produção ainda tornam a gasolina sintética inviável. Dessa forma, a Toyota parece querer seguir um caminho diferente do escolhido pela Porsche, por exemplo.

sintético
Alemã Porsche investe em Fábrica de combustível sintético no sul do Chile; Foto: Porsche

A alemã investe em uma fábrica de gasolina sintética, que utiliza energia renovável no processo. Além disso, a empresa informa que o combustível vai contribuir para melhorar as condições da atmosfera. Por sua vez, a proposta da Toyota é mais simples. Nesse sentido, pode ter relação com o etanol.


Conforme a Toyota, além da preocupação com o meio ambiente, a meta é manter os carros atuais “divertidos” por muito tempo. Para isso, o novo combustível deve garantir boa durabilidade aos motores. Seja como for, a marca não informou quando deve lançar a nova gasolina.

O Jornal do Carro está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.