Você está lendo...
Toyota testa gasolina que reduz emissões em 75%
Notícias

Toyota testa gasolina que reduz emissões em 75%

Parceria com ExxonMobil visa criar um combustível limpo, que possa manter os carros atuais 'vivos', segundo a Toyota

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

19 de abr, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Corolla Cross
Empresa se uniu a ExxonMobil para criar combustível 75% mais limpo
Crédito:Toyota/Divulgação

A Toyota foi a primeira marca do mundo a produzir carros eletrificados em massa, com o híbrido Prius. Além disso, tem experiência com motores que utilizam soluções alternativas, como o Mirai, a célula a hidrogênio. Agora, a empresa trabalha em conjunto com a ExxonMobil para desenvolver combustíveis sintéticos. Seja como for, o objetivo é o mesmo: reduzir as emissões geradas por veículos.

No entanto, nenhuma das duas companhias revelou detalhes do projeto. Assim, o que sabe é que elas vão desenvolver “misturas inovadores de combustíveis”. Conforme ambas, o foco é diminuir as emissões de carbono.



Segundo a Toyota, essas inovações podem diminuir as emissões em até 75%. Ou seja, na comparação com veículos que utilizam gasolina convencional. Porém, conforme informações preliminares, isso não deve exigir mudanças nos carros. Ou seja, o novo produto vai poder abastecer os modelos atuais.

Publicidade


Toyota mira caminho diferente do da Porsche

Ainda assim, há um grande desafio antes de o produto chegar ao consumidor final. Ou seja, o preço. Assim, os altos custos de produção ainda tornam a gasolina sintética inviável. Dessa forma, a Toyota parece querer seguir um caminho diferente do escolhido pela Porsche, por exemplo.

sintético
Alemã Porsche investe em Fábrica de combustível sintético no sul do Chile; Foto: Porsche

A alemã investe em uma fábrica de gasolina sintética, que utiliza energia renovável no processo. Além disso, a empresa informa que o combustível vai contribuir para melhorar as condições da atmosfera. Por sua vez, a proposta da Toyota é mais simples. Nesse sentido, pode ter relação com o etanol.


Conforme a Toyota, além da preocupação com o meio ambiente, a meta é manter os carros atuais “divertidos” por muito tempo. Para isso, o novo combustível deve garantir boa durabilidade aos motores. Seja como for, a marca não informou quando deve lançar a nova gasolina.

O Jornal do Carro está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.