O aumento das vendas de carros híbridos coloca mais um prego no caixão do câmbio manual. Afinal, esse tipo de transmissão que vem perdendo espaço no mundo todo. Entretanto, a Toyota parece estar na contramão dessa tendência. Ou seja, a marca está desenvolvendo uma caixa manual para veículos híbridos, sobretudo os de alto desempenho.
Nesse sentido, a Toyota acaba de patentear o projeto de um sistema que facilita o uso de uma nova caixa de marchas. Assim, o sistema pode gerenciar de forma mais eficiente a conexão entre o motor elétrico e o a combustão. Com isso, visa agradar consumidores que buscam prazer ao volante.
Sistema funciona como um câmbio manual
Seja como for, o sistema permite um melhor gerenciamento do funcionamento da embreagem. Para isso, a transmissão inclui uma válvula alternadora com múltiplos cilindros de embreagem. Estes são conectados ao pedal. Bem como à central eletrônica. Desta forma, o motorista pode selecionar as marchas como quiser. Ou seja, quase da mesma forma que em um câmbio manual convencional.
Enquanto isso, a embreagem ligada à central eletrônica gerencia o motor a combustão e o elétrico. Assim, pode intervir e desengatar a embreagem automaticamente. Assim, permite que o motor elétrico entre em ação quando for necessário. Além disso, o motorista vai poder acionar a embreagem quando quiser. Portanto, de forma independe do controle eletrônico.
Novidade visa agradar puristas
Além disso, o sistema inclui um modo de condução no qual o computador desliga totalmente o contato com a transmissão. Assim, permite que o motorista dirija controlando o carro apenas pelo pedal. Assim, o objetivo é agradar entusiastas. Afinal, os carros híbridos são conhecidos por priorizar o consumo, em detrimento do prazer ao volante.
Portanto, o novo câmbio faz parte do plano da Toyota de fazer com que seus carros continuem sendo divertidos pelos próximos 100 anos.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!