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Toyota/Divulgação

Toyota vai aposentar Yaris sedã e manter hatch até estreia do Yaris Cross

Com o atraso no lançamento do SUV, Yaris na versão hatch deve ganhar uma sobrevida para manter a Toyota no segmento de carros compactos

Por Thais Villaça 03 de jul, 2024 · 5m de leitura.

O atraso na estreia do Toyota Yaris Cross vai dar uma breve sobrevida ao Yaris hatch. A princípio planejado para estrear no mercado brasileiro neste ano, o SUV teve seu lançamento adiado por conta de fraudes em testes de impacto da Daihatsu (a subsidiária de baixo custo da Toyota), que é responsável pelo projeto do modelo. Desse modo, deve chegar às lojas somente em meados de 2025.

Assim, a montadora pretendia tirar de linha os Yaris hatch e sedã no final do ano para abrir espaço na fábrica de Sorocaba (SP) para o utilitário compacto. Entretanto, por conta desse atraso, o hatch – que tem um volume de vendas maior – será mantido na gama por mais tempo. Já o sedã realmente se despede do mercado brasileiro no fim de 2024. As informações são da revista Quatro Rodas.

A publicação consultou a Toyota, que negou que o Yaris – em ambas as carrocerias – sairá de linha. Contudo, como a dupla já é vendida como modelo 2025, isso daria certo fôlego para que a montadora mantenha seus estoques altos. Essa estratégia garantiria a presença dos dois carros nas concessionárias da marca, ao menos nos primeiros meses do próximo ano.

Toyota Yaris Cross montadoras
Toyota/Divulgação

O que sabemos sobre o Yaris Cross

O Yaris Cross será produzido na fábrica da Toyota em Sorocaba, beneficiada por um investimento de R$ 1,7 bilhão. O motor será um 1.5 aspirado flex de quatro cilindros e 16 válvulas, que já equipa os Yaris hatch e sedã por aqui. Entretanto, terá melhorias em termos de eficiência e possibilidade de adoção do sistema start-stop. O câmbio será do tipo transeixo, como nos irmãos Corolla e Corolla Cross híbridos. A capacidade das baterias de íons de lítio será de 0,7 kWh.

Ainda não foi divulgada a ficha técnica do Yaris Cross, mas, na versão híbrida, fala-se em potência de 91 cv e torque de 12,3 mkgf. Em conjunto com o motor elétrico de tração (80 cv e 14,4 mkgf), a potência combinada chega a 111 cv. Já a versão flex (que virá nas versões mais baratas), o SUV deve receber o 1.5  de 106 cv e 14,3 mkgf. Os dados são com gasolina, combustível usado no mercado asiático. No Brasil, portanto, deverá ter mais potência por conta do uso de etanol. Por lá, o câmbio é o mesmo CVT com simulação de marchas dos Yaris hatch e sedã.

Visualmente, o Yaris Cross terá grade trapezoidal, faróis afilados e luzes de neblina em formato vertical.  Posicionado abaixo do Corolla Cross, o terceiro híbrido flex da Toyota usará a plataforma DNGA, uma versão simplificada (mas preparada para a eletrificação) da TNGA. Por fim, quando se fala em dimensões, o SUV terá 4,31 metros de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,62 m de altura e 1,77 m de largura. O porta-malas levará 471 litros. As medidas são bem próximas às de um Hyundai Creta, por exemplo.

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