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Utilitários são estrelas de marcas de luxo
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Utilitários são estrelas de marcas de luxo

Audi Q3, Mercedes GLA e Range Rover Sport são algumas das estreias que logo serão nacionais

11 de out, 2014 · 7 minutos de leitura.

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 Utilitários são estrelas de marcas de luxo
Baseado na nova plataforma da Mercedes, GLA será feito em Iracemápolis (SP)

Das quatro fabricantes de carros de luxo que terão fábrica no Brasil até 2016 – a da BMW, em Araquari (SC), foi inaugurada nesta semana -, todas contarão com utilitários-esportivos em suas linhas de produtos. “Esses modelos caíram no gosto do brasileiro”, justifica o gerente de marketing da Mercedes-Benz, Dirlei Dias. “Isso ocorre desde o ‘boom’ dos compactos, iniciado pelo Ford EcoSport (lançado em 2003)”, afirma.

Antes mesmo da nacionalização dos “jipinhos”, os utilitários já vinham dominando o cronograma de estreias dessas marcas. Acaba de chegar às autorizadas Mercedes-Benz o GLA, que em 2016 será feito na fábrica que está sendo construída em Iracemápolis, no interior do Estado de São Paulo. São três versões, todas com motor 1.6 turbo a gasolina de 156 cv.

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A BMW vai levar ao Salão de São Paulo, a partir de 30 de outubro, o X4, uma espécie de “mini-X6”. O alemão abusa das linhas esportivas, mas aposta em um pacote menos imponente que o de seu “irmão” maior.

O X6, aliás, também passou por renovação visual e deve chegar ao País até o final deste ano. O jipão ganhou linhas parecidas com as do X5, mas mantém os motores de seis e oito cilindros com até 450 cv.


A Land Rover, cuja fábrica em Itatiaia (RJ) será inaugurada em 2016, começou a trazer a versão a diesel do Evoque, com motor 2.2 de 190 cv. E levará o Discovery Sport, sucessor do Freelander, ao Salão do Automóvel – o início das vendas está previsto para o primeiro semestre de 2015.

O modelo, que será importado da Inglaterra, é o mais cotado da marca para ser fabricado no Brasil.

Carro-chefe. De acordo com Dias, a filial brasileira da Mercedes projeta alta de 15% ao ano, até 2020, para os utilitários-esportivos. É o triplo do estimado para o segmento de sedãs e hatches, por exemplo.


No caso da Audi, os jipes representam 35% de todas as vendas e o Q3, outro futuro nacional, é o mais emplacado no País. De janeiro a setembro, foram 2.761 unidades, segundo a Fenabrave, federação que reúne associações de concessionárias.

Vem aí o primeiro Land Rover feito no Rio de Janeiro


A Land Rover tem grandes planos para o Brasil. A apresentação do Discovery Sport no Salão do Automóvel, no fim deste mês, faz parte da estratégia da marca para expandir sua atuação no País. A inglesa trabalha a todo vapor na planta de Itatiaia, no interior do Rio de Janeiro, de onde deverá sair também o Jaguar XE, recém-lançado na Europa. O Discovery Sport substitui o Freelander e usa o mesmo trem de força do antecessor, incluindo os motores 2.0 turbo a gasolina de 240 cv e 2.2 a diesel de 190 cv.

BMW prepara linha de montagem para fazer X1 e X3 em SC


O sedã Série 3 é apenas o primeiro modelo a sair da nova fábrica da marca alemã em Araquari (SC). Os utilitários X1 e X3, além do Mini Countryman, começarão a ser produzidos em setembro de 2015. Por enquanto, o índice de nacionalização será baixo, mas suficiente para atender às exigências do Inovar-Auto. Até lá, esses modelos continuarão chegando ao País importados da Alemanha. Não haverá redução nos preços para as versões nacionais. O X1 parte de R$ 134.950 na configuração sDrive20i.

Q3 será um dos frutos da volta da Audi ao Paraná


Menor utilitário-esportivo da Audi, o Q3 é um dos modelos confirmados para produção na área que a Audi voltará a utilizar na fábrica da Volkswagen (sua controladora) em São José dos Pinhais (PR). A marca já havia feito por lá, até 2005, a primeira geração do A3. Em 2015, será nacionalizado o A3 Sedan e, no ano seguinte, o jipinho. Há possibilidade de a próxima geração do Q3 ser nacional. Importado atualmente da Espanha, o utilitário é oferecido no Brasil com motor 2.0 turbo de 170 e 211 cv.

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