Em tempos onde a gasolina custa caro e a infraestrutura de carregamento afasta compradores de modelos totalmente elétricos, o veículo híbrido começa a cair nas graças do mercado brasileiro. Entretanto, siglas como HEV, MHEV ou PHEV podem confundir o futuro comprador. Pensando nisso, o Jornal do Carro explica, em detalhes, os diferentes tipos de híbridos que você pode encontrar nas ruas.
Antes das definições em si, vamos quebrar as siglas e explicar seu significado. Todas em inglês, separam os modelos híbridos em três tipos: HEV, MHEV e PHEV. A primeira significa “Hybrid Electric Vehicle”, ou veículo elétrico híbrido; a segunda “Mild-Hybrid Electric Vehicle” ou veículo elétrico micro-híbrido (ou híbrido leve); e a terceira é “Plug-in Hybrid Electric Vehicle”, ou veículo elétrico híbrido plug-in. Vamos às definições.
Híbrido: O que é um carro HEV?
Um modelo HEV, também chamado de “full hybrid“, é um modelo que tem um sistema de geração de energia a bordo, capaz de sustentar o conjunto motriz (motor a combustão e motor elétrico). O sistema utiliza a energia cinética feita pelo motor a combustão para mover o carro, e a transforma em energia elétrica, que alimenta o motor de indução, que em determinados casos, move exclusivamente as rodas.
Simplificando, o complexo sistema se traduz em usar o motor a combustão como uma usina de geração de energia, enquanto um motor elétrico move as rodas, por exemplo. O conjunto movido a combustível fóssil auxilia em situações de maior demanda de potência, como em uma ultrapassagem, e em uso normal, fornecem apenas energia para o elétrico, único conectado de fato às rodas. Um bom exemplo disso é a linha e:HEV da Honda, existente em modelos como Civic e Accord híbridos, bem como os Toyota Corolla e Corolla Cross Hybrid.
O que é um carro MHEV?
Modelos micro-híbridos (ou híbrido-leves) são soluções menos complexas que um modelo HEV, por exemplo. Consiste em adicionar um motor elétrico a um motor a combustão convencional, desta vez atuando como um motor de partida, melhorando a potência e fornecendo um torque extra ao conjunto. Assim, não é possível rodar com emissões zero, mas pode mitigar as emissões ao dar a partida, por exemplo.
O sistema, mais simples, é geralmente encontrado em veículos mais simples, de menor valor agregado. Novos modelos da Stellantis, equipados com o sistema Bio-Hybrid utilizam esse sistema. Você pode conferir mais sobre essa tecnologia, que está próxima de seu lançamento, clicando aqui.
O que é um carro PHEV?
Os híbridos plug-in são, como o nome sugere, do tipo que se pluga em tomadas para recarga. Mas, além disso, são responsáveis por estender a autonomia de um modelo HEV comum, por exemplo. É comum ver essa tecnologia em modelos médios e grandes, como o SUV GWM Haval H6, por exemplo. Em modelos PHEV, a tecnologia conta com baterias geralmente maiores do que um modelo HEV, priorizando a autonomia total. Outro recente exemplo é o sedã BYD King, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!