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Veja como anda o novo Porsche 718 Boxster
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Avaliação

Veja como anda o novo Porsche 718 Boxster

Entre as novidades do conversível, que chega no segundo semestre, estão os motores de quatro cilindros turbo

10 de abr, 2016 · 7 minutos de leitura.

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 Veja como anda o novo Porsche 718 Boxster

Subitamente, o silêncio das típicas aldeias portuguesas foi rompido por um ronco forte. O roteiro de avaliação escolhido pela Porsche para apresentar o novo 718 Boxster cortou diversos povoados e infindáveis vinhedos. O carro não mudou da água para o vinho, mas se converteu em um vinho muito melhor.

A principal mudança foi no “coração”: o Boxster – nome resultante da junção entre motor boxer (cilindros opostos) e configuração roadster (conversível de dois lugares) -, pela primeira vez desde o lançamento, há 20 anos, recebeu turbo, e perdeu dois cilindros.

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No lugar dos “antigos” propulsores aspirados de seis cilindros 2.7 (Boxster) e 3.4 (Boxster S), os novos modelos (que chegam ao Brasil no início do segundo semestre) receberam os quatro-cilindros com turbo. A potência cresceu, o consumo e o nível de emissões caíram e a dirigibilidade melhorou.

Embora a cilindrada tenha sido reduzida, o turbo deu (literalmente) novo sopro de vida ao conversível. São duas opções: 2.0 de 300 cv e 2.5 de 350 cv, para a versão S, a mais nervosa. Em ambos houve acréscimo de 35 cv e, de acordo com informações da Porsche, redução de 13% no consumo de gasolina.

Não há segredo. Motores “menores” geralmente gastam menos e o turbo proporciona boa oferta de força em baixas rotações. Assim, o carro ganha agilidade com pouco uso do acelerador. Isso fica claro ao constatar o ganho de torque: no 2.5, são 42,8 mkgf a 1.900 rpm (aumento de 6,1 mkgf).


Esses números se traduzem em ótimo desempenho. Nas excelentes rodovias portuguesas e nas boas estradas vicinais que cortam os parreirais e aldeias seculares, o roadster mostrou muitas qualidades. Com transmissão automatizada de dupla embreagem (PDK), o Boxster S acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos (0,6 s mais rápido que o modelo anterior), também de acordo com a Porsche.

Além de rápido, o esportivo é muito bom de curva. Como o quatro-cilindros ocupa menos espaço que o seis, pôde ser instalado de forma mais centralizada, o que melhora a distribuição de peso e favorece a dirigibilidade em pistas sinuosas.

Em vias cheias de curvas o novo conversível tende a ser melhor até que o todo-poderoso 911, que tem motor traseiro. Ajuda também o entre-eixos curto do Boxster (2,47 metros).


Para melhorar ainda mais o comportamento, a direção ficou 10% mais direta, o que significa respostas mais rápidas aos comandos do volante. A propósito, o do novo Boxster é semelhante ao do 918 Spyder.

No volante fica o botão giratório que permite escolher o modo de condução. No Sport, o ronco fica mais grave, e as respostas, mais agudas, porque o câmbio já reduz uma marcha e a rotação do motor sobe.

Os “irmãos” maiores e mais potentes destinaram outros presentes ao novato 718, como a caixa de direção e a turbina de geometria variável (disponível no Boxster S). Os dois sistemas vieram do 911 Turbo.


Os freios também melhoraram. O sistema antigo foi mantido na configuração de entrada, enquanto o S recebeu pinças do 911 Carrera.

A suspensão foi atualizada e a distância em relação ao solo foi levemente reduzida. O 718 ficou 1 centímetro mais baixo na versão de entrada e 2 cm na S.

O visual também foi renovado. Segundo informações da Porsche, apenas para-brisa, capota e tampa do porta-malas traseiro não mudaram.


O estilo é caracterizado nas laterais pelas entradas de ar para o motor. Faróis e lanternas, formados por quatro pontos isolados de luzes, são marcantes. Na traseira, uma faixa une as belas lanternas escurecidas, e as saídas de escape centrais causam efeito visual marcante.

Em um carro com tanta tecnologia, a chave de ignição permanece à esquerda do volante, solução adotada desde os antigos Porsche de corrida, e não há partida por botão. Como as pequenas aldeias portuguesas, há coisas que não precisam mudar.


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Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.