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Veja fotos do novo Ka
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Veja fotos do novo Ka

Ford revelou imagens do Ka Concept, que chega ao mercado no primeiro semestre de 2014

13 de nov, 2013 · 3 minutos de leitura.

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 Veja fotos do novo Ka

Após flagras e especulação, finalmente a Ford revelou as linhas da nova geração do compacto Ka. Por ora, apenas a versão hatch do modelo deu as caras. A marca salientou que o modelo seguirá a fórmula do EcoSport, ou seja, com desenvolvimento brasileiro e vendas globais. O modelo foi apresentado pela fabricante ainda com o sobrenome “Concept”. Porém, as linhas finais do carro não devem se diferenciar muito destas fotos.

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Mesmo ocupando um segmento de entrada na linha da Ford, o novo Ka não deverá vir pelado. Além dos triviais freios ABS e airbags – por causa da legislação -, o modelo deve incorporar outros mimos, como ar-condicionado.

A motorização, por sua vez, deverá ter duas variações: uma 1.0 de três cilindros e a Sigma 1.5, já utilizada no Fiesta.


Já a carroceria aparenta ter ficado maior. Ainda não há informações técnicas, porém a presença de quatro portas é um indicativo de que o aperto no interior, ao menos, irá diminuir. A tendência é que, em tamanho, ele se aproxime do que é hoje o Fiesta Rocam.

E por falar nele, o novo Ka não tirará o veterano de linha. Atualizado com airbags e ABS, ele seguirá em venda como uma opção de entrada e também para atender a frotistas.


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.