Você está lendo...
Venda de carros com motor a combustão terá de parar até 2035
Notícias

Venda de carros com motor a combustão terá de parar até 2035

Estudo diz que esses motores precisariam estar fora das ruas até 2050 para cumprir meta climática

24 de set, 2016 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Venda de carros com motor a combustão terá de parar até 2035
Quando os carros elétricos tiverem tomado conta, escapamentos serão coisa do passado

De todos os gases tóxicos que são responsáveis pelo aumento do efeito estufa e o consequente aquecimento global, pelo menos 14% vêm da queima de combustíveis fósseis, especialmente gasolina e diesel, pelos motores de automóveis e caminhões. É por isso que o desenvolvimento de carros “verdes”, especialmente os elétricos, mais que um modismo, é uma necessidade para salvar o planeta. Mas é preciso apertar o passo.

Um estudo feito pelo Climate Action Tracker, instituto de pesquisa que monitora as condições climáticas do mundo, descobriu que, para cumprir a meta climática estabelecida no Acordo de Paris de 2015, será necessário que veículos com motores a combustão deixem de ser vendidos até 2035. E que não haja mais nenhum deles circulando pelas ruas a partir de 2050.

Publicidade


Em dezembro de 2015, líderes de diversas potências se encontraram na capital francesa – que vem aplicando medidas antipoluição severas, como a restrição à circulação de carros e motos antigos – na chamada COP21, a Conferência do Clima da ONU. No encontro, foi estabelecido como objetivo de longo prazo – a ser perseguido por todos os países, e não apenas os ricos – manter o aumento da temperatura global abaixo de 2ºC.

Descontinuar totalmente a produção de carros com motores a combustão e aposentar o uso de combustíveis fósseis – tudo isso em menos de 20 anos, um curto espaço de tempo – exigirá transformações radicais em toda a indústria automobilística, conforme reonheceu um porta-voz do Instituto NewClimate em entrevista à Reuters. Atualmente, os maiores emissores de poluição por automóveis e caminhões com motores a combustão são Estados Unidos, China, União Europeia, Índia, México e Brasil.


Deixe sua opinião