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Venda de eletrificados em 2024 deve passar de 150 mil unidades
Mercado

Venda de eletrificados em 2024 deve passar de 150 mil unidades

Segundo ABVE, emplacamento de carros eletrificados deve crescer 60% neste ano; volta da cobrança do imposto de importação não deve atrapalhar

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

08 de jan, 2024 · 4 minutos de leitura.

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BYD eletrificados
BYD Dolphin foi o carro elétrico mais vendido de 2023
Crédito:BYD/Divulgação

Depois de bater recordes de vendas em 2023, o mercado de veículos eletrificados deve crescer ainda mais neste ano. É o que acredita a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que prevê um fechamento com mais de 150 mil emplacamentos da categoria em 2024. 



No último ano, foram vendidas 93.927 unidades de carros elétricos e híbridos, que foi considerado um resultado excelente e acima das expectativas iniciais. Entretanto, o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, acredita que os emplacamentos devem crescer 60% neste ano.

“O veículo elétrico já caiu no gosto do consumidor brasileiro, e essa tendência se confirma ano após ano. Continuaremos a crescer em 2024”, afirma o executivo.

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híbridos
Toyota/Divulgação

Imposto de importação para os eletrificados

Ainda de acordo com Bastos, nem o retorno da cobrança gradual do imposto de importação para os modelos eletrificados deverá atravancar o crescimento do segmento. Lembrando que a taxação, extinta para carros elétricos desde 2015 e de até 4% para os híbridos, volta a ser recolhida a partir deste mês.

No caso de veículos híbridos, a alíquota do imposto começa com 15% em janeiro de 2024. Na sequência, passa para 25% em julho de 2024, 30% em julho de 2025 e atinge 35% em julho de 2026. Já para os híbridos plug-in, começa em 12% em janeiro de 2024, passa para 20% em julho de 2024 e vai a 28% em julho de 2025. Por fim, chega a 35% em julho de 2026. No caso dos elétricos, fica  em 10% em janeiro de 2024, 18% em julho de 2024, 25% em julho de 2025 e 35% em julho de 2026.


Volvo XC60 hybrid plug-in
Volvo/Divulgação

Plug-in em alta

Segundo a análise do presidente da ABVE, os veículos plug-in – ou seja, com tomada de carregamento externo – continuará sendo a preferência dos consumidores. Isso porque são mais econômicos e oferecem mais eficiência energética. 

“Acredito em 2024 que o mercado seguirá a mesma evolução do final ano passado, optando por tecnologias de zero ou baixa emissão, com um mix em torno de dois terços de veículos plug-in (PHEV e BEV) e um terço de híbridos convencionais (HEV)”, diz Bastos.


Dados da ABVE informam que os veículos plug-in representaram 56% das vendas de eletrificados em 2023, com 52.359 unidades. Dessa forma, superou os HEV a gasolina e HEV flex (41.568), que até 2022 dominavam o mercado.

Outro fator que deve impulsionar a categoria é a chegada de novos carros elétricos mais em conta ao País, na faixa de R$ 100 mil. Modelos das marcas chinesas BYD, GWM e JAC prometem movimentar o mercado brasileiro em 2024 e conquistar uma nova faixa de clientes.

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