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Venda de importados tem queda de 4,1%
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Mercado

Venda de importados tem queda de 4,1%

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores, foram emplacadas, em julho, 18.346 unidades contra 19.130 veículos de junho. A participação dos importados no mercado total caiu de 6,67% para 6,37%

09 de ago, 2011 · 3 minutos de leitura.

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 Venda de importados tem queda de 4,1%

Os dados de emplacamentos das empresas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), em julho último, mostraram queda de 4,1% em relação ao desempenho de junho. Foram emplacadas, em julho, 18.346 unidades contra 19.130 veículos de junho.

Com esse resultado, a participação dos importados no mercado total caiu de 6,67% para 6,37%. Ante o mês de junho do ano passado, porém, houve aumento de 117,8%. São 18.346 unidades contra 8.424 veículos emplacados em igual período de 2010.

No acumulado dos primeiros sete meses, com 108.861 automóveis emplacados, as empresas filiadas à Abeiva obtiveram alta de 117,4% sobre o total de 50.066 unidades em igual período de 2010. O total de 108.861 unidades significa 23,8% do total de veículos importados (457.387 unidades) no período e 5,65% do mercado interno, de janeiro a julho, de 1.925.780 carros emplacados.

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“O mercado interno cresceu em julho 0,4%, enquanto as nossas vendas decresceram 4,1%. Em agosto, devemos retomar os índices de crescimento de carros importados”, analisa o presidente da Abeiva, José Luiz Gandini, para quem as quedas consecutivas de emplacamento, em junho e em julho, devem ser encaradas como normais em um mercado como o nosso, já consolidado”, argumenta Gandini.

A estimativa de fechamento do ano, de 185 mil veículos importados por associadas, está mantida. Esse montante significa recolhimento equivalente a R$ 5,6 bilhões em impostos. As 30 marcas filiadas à entidade devem encerrar o ano com 1.092 concessionárias.

Hoje, essas empresas respondem por cerca de 800 pontos de atendimento em todo o País, que geram cerca de 27,5 mil empregos diretos. Até o final do ano, esse número pode chegar a 35 mil postos de trabalho.


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Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.