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Venirauto, marca de carros criada por Hugo Chávez, está de volta à Venezuela
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Venirauto, marca de carros criada por Hugo Chávez, está de volta à Venezuela

Venirauto foi fundada em 2006 durante o governo de Hugo Chavez e volta à Venezuela com a promessa de fazer dois sedãs baseados em antigos modelos da Peugeot

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

16 de out, 2022 · 5 minutos de leitura.

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Venirauto
Sedãs têm motor 1.6 e câmbio manual
Crédito:Venirauto/Divulgação

A Venirauto Industrias C.A. está voltando à Venezuela. Os carros da empresa iraniana chegaram ao país em 2006, pelas mãos do então presidente, Hugo Chávez. Agora, o projeto foi retomado pelo governo de Nicolás Maduro, que promete oferecer veículos acessíveis à população. O investimento vai ser feito pela Iran Khodro (Ikco) e Saipa, duas das maiores fabricantes do setor no Oriente Médio. Não por acaso, o nome da marca é uma junção de partes de três palavras. Ou seja, Venezuela, Irã e Automóveis.



Há anos a Venezuela enfrenta uma grave crise econômica. Como resultado, boa parte da população não tem dinheiro sequer para comprar produtos básicos, como alimentos. Ainda assim, o governo pretende retomar a produção. De acordo com Maduro, a ideia é de que os preços dos modelos da Venirauto partam de US$ 12 mil, o equivalente a R$ 64 mil na conversão direta.

Segundo o governo venezuelano, um dos destaques é o baixo consumo do veículo. Ao anunciar a volta da Venirauto ao país, Maduro informou que os carros da marca rodam, em média 14,2 km com um litro de gasolina. Até o momento, haveria uma fila de 9 mil interessados nos carros da marca. Nesse sentido, colabora a facilidade de financiamento, por meio do banco nacional, com juros fixos e subsidiados.

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Sedã Tara utiliza a base do antigo Peugeot 301; Fotos: Venirauto

Sedãs Verinauto têm motores 1.6

Conforme o governo venezuelano, serão dois modelos. Ou seja, os sedãs Tara e Dena, montados na fábrica da marca em Maracay, no Estado de Aragua. Em ambos o motor é 1.6 de 113 cv de potência. Porém, o do Tara é de origem Peugeot e o do Dena é um projeto iraniano. Os câmbios são manuais de cinco e seis velocidades, respectivamente.

Segundo a fabricante, os dois modelos são feitos sobre plataformas antigas da Peugeot. O Dena utilizada a base do 405 e o Tara, do 301. Entre os equipamentos de série há itens como freios com ABS, bem como distribuição eletrônica das forças de frenagem.


Venirauto
No caso do Dena, a plataforma é do Peugeot 405

Objetivos modestos

Embora a volta da Verinauto tenha sido anunciada com algum estardalhaço, os objetivos não são muito ambiciosos. Segundo o governo da Venezuela, a meta é ter 20 concessionárias no país. Portanto, reflete a projeção de vendas, que pode ser considerada tímida.

Em 2006, a Venirauto prometeu produzir 25.000 veículos por ano na Venezuela. Entretanto, um relatório do Ministério das Indústrias de 2016 revelou que a média anual ficou abaixo de 4 mil unidades. Porém, com o passar do tempo o número caiu ainda mais. Em 2014, por exemplo, apenas 1.844 carros saíram da linha de montagem. Ou seja, pouco mais de 20% dos 8.580 exemplares previstos inicialmente.


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