A Renault já revelou o seu próximo grande lançamento no Brasil: será o SUV compacto Kardian. O modelo entrará em produção logo no início de 2024 e chegará às revendas da marca francesa em março como opção abaixo do Duster. Além disso, o Renault Kardian terá quatro versões e preço de largada próximo de R$ 100 mil. Ou seja, vai concorrer diretamente contra Fiat Pulse e VW Nivus, que são os SUVs de entrada das fabricantes rivais.
O Renault Kardian será o primeiro carro feito sobre a nova plataforma CMF-B, que é modular e serve aos modelos europeus da montadora, como o novo Clio. Esta base dará origem a outros veículos da marca, como a próxima geração do Duster e a nova picape Niagara, sucessora da Oroch (o nome ainda é provisório).
Além disso, o Renault Kardian vai estrear o inédito motor 1.0 turboflex de três cilindros no País. Segundo a fabricante, este vai gerar 125 cv de potência e um torque máximo de 22,4 mkgf com o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas. A tração será apenas dianteira, tal como nos concorrentes Pulse e Nivus.
Dimensões e eletrificação do Renault Kardian
O Kardian é um pouco maior que o Pulse e mais próximo do Nivus. Com 4,12 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, supera os 4,10 m e 2,53 m do rival da Fiat. Mas o VW tem 4,26 m e 2,56 m de entre-eixos. O Fiat, aliás, também tem porta-malas menor. São 370 litros contra os 410 litros do Renault, que fica atrás do Volkswagen, com 415 l.
Em relação à eletrificação, o Kardian deve acompanhar os adversários. Ou seja, não terá de início opções híbridas. Além do 1.0 turboflex, especula-se que o SUV compacto poderá usar o conhecido 1.6 flex, que rende até 120 cv e 16 mkgf com o câmbio CVT. Entretanto, a Renault já confirmou que vai lançar tecnologia híbrida flex depois de 2025.
Kardian é um Dacia Stepway com visual Renault
Em relação ao estilo, o Kardian traz desenho moderno dentro da tendência vista em vários modelos. Na dianteira, os faróis se dividem em duas peças e as luzes diurnas de LEDs acompanham a grade frontal. O SUV, inclusive, já traz o novo escudo da Renault. Na traseira, as lanternas em formato de “C” também são de LEDs e ficam em posição elevada.
Dessa forma, o Kardian não apresenta qualquer semelhança com a nova geração do Dacia Stepway. Mas, nas laterais, assim como nas dimensões, é evidente que os dois compartilham o projeto, sobretudo na área das janelas e de portas, que são idênticas. Por dentro, os dois SUVs também mostram boas diferenças, apesar de preservarem certa semelhança.
No geral, o Renault é bem mais sofisticado que o Dacia, com padrão de acabamento mais caprichado. Por exemplo, tem volante diferente e um console entre os bancos que promete chamar a atenção. Afinal, o Kardian terá um joystick no lugar da tradicional alavanca de câmbio. Da mesma forma, o novo SUV terá quadro de instrumentos com tela configurável.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!