Lançado em 2020 no Brasil, o VW Nivus inaugurou a categoria de SUVs nacionais com estilo cupê, que acaba de ganhar um novo integrante, o Fiat Fastback – já testado aqui no Jornal do Carro. Feito sobre a base do hatch Polo, do sedã Virtus e também do T-Cross, o Nivus é o SUV de entrada da marca alemã. Entretanto, o modelo é bem mais caro, por exemplo, que o Fiat Pulse. Neste momento, o Nivus tem preço a partir de R$ 124.100 na versão Comfortline.
No caso da versão topo de linha Highline, que avaliamos no vídeo acima, o preço começa em R$ 139.770. Ou seja, valor um tanto salgado que alcança SUVs maiores, como Hyundai Creta e Jeep Renegade. Para compensar, o Nivus tem só duas configurações e ambas são bastante completas. Diferentemente do novo Polo, que perdeu itens sofisticados para ficar mais barato, o SUV cupê da Volkswagen aposta justamente no pacote mais tecnológico.
O que a versão Highline traz
Na linha 2022 atual, o Nivus Highline vem de série, por exemplo, com recursos semiautônomos. Tem controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, farol alto automático e assistente ativo de permanência em faixa. A bordo, o painel tem duas telas grandes voltadas ao motorista, ambas de 10″. A do quadro de instrumentos é personalizável, enquanto a multimídia VW Play ganhou conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
Outro item de série no Nivus Highline é o sistema Start-Stop, que desliga o motor em paradas no trânsito para poupar combustível. Além disso, a versão mais cara do SUV cupê tem o ar-condicionado digital com novos comandos sensíveis ao toque, e o carregador de celular por indução, que dispensa o uso de cabos. Por fim, o crossover conta com itens como freios com ABS, controles de estabilidade e de tração, e assistente de saída em ladeiras.
Nivus é sempre turbo
Na mecânica, o Nivus tem apenas um conjunto disponível. O crossover vem com o motor 1.0 turbo flex (200 TSI) e o câmbio automático de seis marchas. São 128 cv de potência com etanol e 116 cv com gasolina. Já o torque máximo é de 20,4 mkgf com ambos os combustíveis. Na tabela do Inmetro, o SUV é econômico e faz médias de 8,3 km/l e 10,1 km/l com etanol. E de 12,1 km/l e 14,2 km/l com gasolina na cidade e na estrada, respectivamente.
Nos números de fábrica (e na prática), o motor 1.0 turbo dá bom fôlego ao Nivus. São 10 segundos para acelerar de zero a 100 km/h e velocidade máxima de 189 km/h – nada mal para um carro “mil”! Ao volante, o modelo é mais “no chão” que outros SUVs compactos. O espaço interno é um destaque, com saídas de ventilação para o banco traseiro, ótimos vãos para pernas e cabeças, bem como um porta-malas com 415 litros – maior que o do irmão T-Cross).