A Europa vai proibir a venda de veículos com motor a combustão a partir de 2035, quando prevê concluir a migração para os carros elétricos. Para cumprir essa meta, a Comissão Europeia vai apertar o cerco e reduzir as emissões de CO2 em 55% até 2030. Com isso, pretende “zerar a emissão de carbono” na indústria até 2050. Mas, no que depender dos europeus, os prazos serão cumpridos. Isso porque os veículos com motor elétrico já vendem mais que os movidos a diesel no continente.
De acordo com o levantamento feito pela Jato Dynamics, consultoria global especializada na indústria de carros, os elétricos e híbridos plug-in (PHEV) registraram sua segunda participação recorde na Europa. Em agosto, o total de modelos vendidos chegou a 21%. Ou seja, mais de 150 mil unidades, que representaram um aumento anual de 61%, bem como elevaram o volume para 1,32 milhão de emplacamentos em 2021.
Os números são representativos, visto que a venda de carros 0-km está em queda nos 26 mercados europeus, com recuo de 18%. Conforme a pesquisa da Jato, é a segunda queda consecutiva de dois dígitos. Contudo, o volume acumulado (de janeiro a agosto) continua maior que no ano passado. São 8.095.419 de veículos contra 7.912.839 unidades em 2020.
”A falta de chips tem sido um grande revés (…) Mas observamos uma mudança fundamental nos hábitos de compra, à medida que modelos mais atraentes chegam ao mercado. Os consumidores estão cientes dos benefícios associados aos carros eletrificados”, comentou o analista da Jato Dynamics, Felipe Munhoz.
O ranking de elétricos
Em agosto, os consumidores europeus optaram pelos modelos Fiat 500e, Renault Zoe, Ford Mustang Mach-E e Kia Niro. Contudo, a Volkswagen é que tem feito maior entre os europeus. A marca alemã ocupou 3 posições da lista dos 10 carros mais vendidos, com destaque para o hatch ID.3, seu carro elétrico de entrada e o primeiro da família ID.
O hatch da Volkswagen, que deve estrear em breve no Brasil, ocupa o primeiro lugar, seguido pelo Tesla Model 3, que é o carro elétrico mais vendido do mundo. Veja abaixo:
- Volkswagen ID.3 – 7.904
- Tesla Model 3 – 7.824
- Volkswagen ID.4 – 4.624
- Renault Zoe – 4.032
- Ford Mustang Mach-E – 3.621
- Kia Niro EV – 3.561
- Skoda Enyaq – 3.541
- Tesla Model Y – 3.478
- Volkswagen e-up! – 3.219
- Fiat 500e – 3.152
Eletrificação no Brasil
Ainda com poucos veículos elétricos à venda, os brasileiros esperam pela chegada de mais opções – e também por preços mais acessíveis. Atualmente, o carro elétrico mais barato no País é o JAC e-JS1, que custa R$ 149.900. Ou seja, quase o mesmo que um Jeep Compass e um Toyota Corolla Cross. Mas a boa notícia é que tem muitas novidades a caminho. Depois do Fiat 500e e do Mini Cooper S E, a Peugeot acaba de lançar o e-208 GT. E a Volkswagen está prestes a anunciar seus elétricos por aqui.
Recentemente, o Jornal do Carro trouxe o ranking dos eletrificados mais vendidos do primeiro semestre no Brasil. No período, houve recorde de vendas de carros eletrificados, que já acumulam 13.899 emplacamentos. Entre eles, 5.102 são híbridos do tipo plug-in. Contudo, apenas 5% são modelos 100% elétricos, o que representa 732 unidades.