Quem achava que as peruas estavam com os dias contados nessa era de eletrificação, pode comemorar: a Volkswagen revelou as primeiras imagens do ID.7 Tourer. O carro é uma station wagon elétrica feita sobre o sedã ID.7, que foi apresentado no início deste ano – sua produção em série começou em agosto.
As fotos revelam apenas a lateral e a traseira do modelo, que ainda surge camuflado. Mas é possível ter uma ideia de como a perua ficará, uma vez que a dianteira será igual à do sedã. Segundo a Volkswagen, a ID.7 Tourer estreia em 2024. Entretanto, ainda não há data definida para o lançamento. O mais provável é que fique, portanto, para o 2º semestre do ano que vem.
Porta-malas da ID.7 Tourer x Passat Variant
A montadora revelou ainda alguns dados técnicos da ID.7 Tourer. Por exemplo, o coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) é de 0,24 e porta-malas tem 545 litros (alcança 1.714 litros com o banco traseiro rebatido). Porém, são valores inferiores aos da versão perua do Passat, que tem bagageiro de 690 litros e 1.920 com o rebatimento do banco.
A princípio, a cabine deve repetir as soluções mostradas no sedã, com tela central de 15″ para o multimídia e comandos do ar-condicionado na parte inferior do console. Terá ainda Head-Up display com realidade aumentada e uma pequena tela para o quadro de instrumentos com visual minimalista. Tecnologias semiautônomas também estarão no pacote.
Motor elétrico
Apesar de a Volkswagen não confirmar oficialmente, é quase certo que a ID.7 Tourer herdará o conjunto elétrico do sedã. Ou seja, terá um motor elétrico traseiro com 286 cv e 55,6 mkgf em conjunto com uma bateria de 77 kWh (na versão de entrada), ou de 89 kWh (topo de linha). Além disso, por conta do peso extra da carroceria, a autonomia deve ser ligeiramente menor que a do três volumes. Mesmo assim, poderá chegar até 700 km na configuração mais cara.
Na Europa, o ID.7 sedã já pode ser reservado por 56.995 euros, o equivalente a pouco mais de R$ 300 mil na conversão direta. Contudo, a estimativa é de que a perua chegue em 2024 custando pouco mais, com preço próximo de 60 mil euros (em torno de R$ 316 mil).
Siga o Jornal do Carro no Instagram!