Jady Peroni, Especial para o Jornal do Carro

18/10/2021 - 7 minutos de leitura.

Volkswagen revela Kombi elétrica como ambulância que dirige sozinha

Depois de apresentar a Kombi T7, marca alemã revelou protótipo da ID.Buzz AD, nova van elétrica com direção autônoma; versão deve chegar ao mercado em 2025

Depois de lançar a sétima geração da multivan, a Volkswagen apresenta a Kombi como ambulância e com tecnologia autônoma Crédito: Divulgação/Volkswagen

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Há cerca de um mês, a Volkswagen finalmente apresentou o ID.Buzz, a aguardada Kombi elétrica. O utilitário, que apareceu no IAA 2021, em Munique, já tem protótipos circulando em vias públicas. Assim, a previsão de lançamento na Europa é em 2022. Contudo, a marca alemã surgiu com um novo modelo recentemente que, além de diferente, traz uma tecnologia que promete avançar nos próximos anos.

Durante o ITS World Congress (evento mundial com foco em transportes inteligentes), que aconteceu em Hamburgo, a Volkswagen Commercial Vehicles revelou um novo protótipo de ambulância com base no ID.Buzz. No entanto, além de um novo visual, a versão tem direção autônoma com inteligência artificial. Trata-se da ID.Buzz AD.

Dessa forma, a van, que fez sucesso no Brasil por mais de 50 anos, fará parte da nova estratégia da marca alemã de direção e, segundo a montadora, pode chegar ao mercado na versão autônoma a partir de 2025. ”Soluções de mobilidade neutras em carbono, conectadas, seguras e personalizadas são fatores-chave em nossa estratégia”, afirmou o vice-presidente de estratégia do grupo, Gernot Döllner.

Continua depois do anúncio

Divulgação/Kombi

Kombi que anda sozinha?

Segundo informações da montadora, a Kombi autônoma pode ser uma realidade a partir de 2025, por meio da versão mais completa do software e do hardware da Argo, uma empresa de tecnologia. As atualizações trazem uma série de equipamentos com inteligência artificial, incluindo câmeras que estarão presentes por todo o veículo.

Apesar de não ter muitas informações sobre o modelo, a marca divulgou um vídeo ilustrando como seria a nova ID.Buzz AD como um projeto de ambulância. Nela, os bancos dianteiros seriam virados para trás e posicionados para oferecer espaço para equipamentos médicos necessários.


Divulgação/Volkswagen

Mas, além da tecnologia elétrica e autônoma, outros componentes dos novos protótipos também condizem com o conceito sustentável. Os bancos, por exemplo, são feitos em materiais sustentáveis, bem como os tapetes, painéis de portas e painel frontal, que utilizam bases recicláveis.

”Como designers, somos as pessoas que concebem esses novos ambientes de vida. Para realmente entrar na cabeça de alguém no futuro e oferecer-lhe coisas diferentes, para analisar suas necessidades e diferentes casos de uso, e então definir um veículo a partir dos requisitos básicos. Isso é o que o design do futuro tem que fazer ”, explicou Albert Kirzinger, chefe de design da VW Commercial Vehicles, durante o evento.


Além disso, o vídeo também mostra outros conceitos que entram nessa nova modalidade autônoma. Entre eles, está um taxi, uma van e, até mesmo, um escritório sobre rodas. Contudo, até mesmo a VW está consciente de que é um projeto a longo prazo. Visto que para conquistar a mobilidade diária da população, os preços dos serviços devem ser muito menores do que nos dias atuais.


Leia Mais


Novo modelo eletrifcado

Enquanto não temos mais notícias sobre a Kombosa elétrica, aguardamos pela eletreficada, que está prevista para chegar ao mercado ainda este ano na Europa. Em junho, a Volkswagen revelou os primeiros detalhes e imagens da sétima geração da Multivan, a T7. O utilitário resgata elementos das primeiras gerações da famosa van, como a pintura conhecida como ”saia e blusa”, ou seja, em dois tons diferentes.

Volkswagen/Divulgação

Disponível em três versões de acabamento e com três fileiras de assentos, sendo a do meio giratória em 180°, a nova Kombi tem opções de motor a gasolina e a diesel, bem como opção híbrida plug-in eHybrid, que pode ser recarregada em tomadas. Esta tem modo puramente elétrico com autonomia para rodar até 50 km usando apenas eletricidade.

A Kombi híbrida, por sinal, é a versão mais potente da nova geração. Ela combina o motor 1.4 TSI turbo a gasolina de 150 cv e outro elétrico. Assim, geram até 218 cv de potência. Além deste conjunto, a T7 Multivan oferecerá versões 1.5 turbo a gasolina de 137 cv, e 2.0 TSI turbo de 201 cv (o mesmo do Polo GTI), além de uma versão a diesel com 150 cv.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Toyota Starlet pode retornar como novo esportivo da Gazoo Racing

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

OFERTAS 0KM
CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS