Quando a Volkswagen começou a trocar seus carros a combustão por modelos elétricos, ficou a expectativa em relação ao que a marca faria com as linhas icônicas. Por exemplo, o Golf GTI, modelo que tem uma legião de fãs no Brasil e no mundo. Pois a resposta da montadora é o ID GTI Concept, que estreia nesta semana. O protótipo será o destaque da VW no Salão do Automóvel de Munique, entre os dias 5 e 10 de setembro.
Visualmente, o ID GTI Concept aproveita parte do conceito ID.2All, revelado há alguns meses. O protótipo surgiu como a versão elétrica do Golf. Essa relação fica explícita no formato das colunas traseiras, uma marca registrada do hatch médio ao longo de suas oito gerações. Entretanto, este é praticamente o único elo entre os modelos. Isso porque o ID GTI traz o visual mais futurista e moderno dos elétricos da Volkswagen.
Volkswagen ID GTI tem tamanho de Polo
Embora a VW não tenha revelado as dimensões, espera-se que o hatch elétrico tenha cerca de 4,05 metros de comprimento e uma distância entre-eixos de 2,60 m. Ou seja, terá bom espaço interno mesmo sendo pouco menor que o Golf. Além disso, dados apontam que o ID.2all terá um porta-malas generoso de 490 litros que pode chegar até 1.330 litros com o banco traseiro rebatido. Ou seja, um compartimento maior que o de SUVs compactos.
Em relação ao estilo, é inegável a herança do Golf, sobretudo no desenho das colunas traseiras, que o modelo mantém desde as primeiras gerações. A presença da cor vermelha em várias partes da carroceria e do interior também atestam se tratar de um GTI. Como destaque, faróis e lanternas têm identidade própria, com linhas simples, mas muito modernas. Por dentro, o painel é tecnológico e envolvente, com duas grandes telas e poucos comandos.
Por enquanto, a Volkswagen também não divulgou dados técnicos e de desempenho. Entretanto, é certo que o ID GTI terá tração dianteira e mais que os 231 cv de potência máxima entregues no ID.2All. Este, segundo a montadora, leva menos de 7 segundos para acelerar de zero a 100 km/h. Ou seja, podemos esperar o futuro esportivo com tempo na casa dos 6 segundos. Isso com autonomia que deve superar os 400 km no ciclo global WLTP.
Sigla GTI troca “I” por símbolo do raio
Logo no início de agosto, contamos no Jornal do Carro que a Volkswagen atualizou o logotipo da sigla GTI. Na ocasião, a marca sinalizou o que estava por vir: em vez da letra “I”, de “injeção eletrônica”, o emblema ganhará um raio (ou relâmpago), símbolo da eletricidade. Pois o conceito ID GTI antecipa a versão esportiva do ID.2All que estreia em 2027. Mas o hatch estreia antes disso, já em 2025, como o carro elétrico de entrada da marca.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!