Desde 2022, a Volkswagen do México deixou de importar o T-Cross do Brasil e substituiu o SUV compacto feito em São José dos Pinhais (PR) pelo de Mumbai, na Índia. Agora, o país vai adotar até o nome indiano, que se chama VW Taigun. A estratégia faz parte da renovação global do SUV compacto, que coincide com flagras do T-Cross 2024 na Europa. Aqui no Brasil, o modelo também vai mudar na linha dos novos Polo 2023 e Virtus 2023.
O que muda no Taigun em relação ao T-Cross
O site mexicano da Volkswagen anuncia o Taigun como um novo modelo, que mantém porte semelhante ao T-Cross brasileiro. São 4,20 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Entretanto, o visual do SUV feito na Índia remete ao T-Cross chinês, que tem a frente mais robusta. Além disso, a traseira mais refinada que no T-Cross brasileiro.
Por exemplo, o para-choques dianteiro tem elementos cromados em forma de ganchos que circulam as luzes de neblina. A grade é mais fina e fica alinhada aos faróis. A traseira faz uma releitura do T-Cross europeu: a régua que une as lanternas troca a faixa refletora por LEDs. Aliás, o nome Taigun vem de um conceito de SUV do Up!, revelado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2012. Depois disso, em 2014, o nome foi reutilizado em outro conceito, desta vez no Salão de Nova Délih.
Taigun usa motor 1.0 indiano
O novo VW Taigun mexicano chega em três configurações: Trendline, Comfortline e Highline, com preços entre 441 mil e 509 mil pesos. Sem taxas e na conversão direta, equivale a algo entre R$ 123.900 e R$ 143 mil. Todas as versões usam motor 1.0 TSI a gasolina de 115 cavalos e 18,2 mkgf, e o câmbio manual de 5 marchas ou o automático de 6 velocidades. No Brasil, o T-Cross tem opção 1.0 turbo flex de 128 cv e 1.4 turbo flex de 150 cv.
Mas o nível de equipamentos é semelhante ao do T-Cross brasileiro, com o multimídia com tela central de 10″ e conexão sem fio para Android Auto e Apple Carplay. Bem como ar-condicionado digital, teto solar, alerta de colisão frontal e frenagem automática de emergência.
T-Cross segue como versão para frotistas
Curiosamente, o nome T-Cross vai continuar no México, mas apenas na versão básica Trendline, que é exclusiva para frotistas e custa 427.500 pesos (cerca de R$ 120 mil). Assim, tem a proposta do T-Cross Sense 200 TSI brasileiro, mas com o motor 1.0 de 110 cv, câmbio automático de seis marchas e rodas de 16 polegadas.
No Brasil, o T-Cross tem três versões com motor 1.0 turbo flex de 128 cv e 20,4 mkgf: Sense 200 TSI, 200 TSI e 200 TSI Comfortline, com preços de R$ 118.200 a R$ 154.640. Além delas, há a Highline 250 TSI por R$ 165.990, com motor 1.4 turbo flex de 150 cv e 25,5 mkgf. Todas as configurações usam o câmbio automático de seis marchas.