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VW T-Cross 2024 encara testes finais e ganha projeção com frente do Taos
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VW T-Cross 2024 encara testes finais e ganha projeção com frente do Taos

Lançado em 2019, VW T-Cross 2024 vai atualizar visual e ganhar mais recursos avançados de segurança; SUV compacto também vai mudar no Brasil

Eugênio Augusto Brito, Especial para o Jornal do Carro

23 de fev, 2023 · 6 minutos de leitura.

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VW T-Cross 2024
Projeção do site russo Kolesa mostra novo T-Cross 2024 com dianteira inspirada no SUV médio Taos
Crédito:Elena Ostapenko/Kolesa

O VW T-Cross estreou na Europa no fim de 2018 e é feito no Brasil desde abril de 2019. Ou seja, lá se vão quatro anos de mercado e chegou a hora de atualizar o SUV compacto. Após lançar Polo Track, Polo 2023 e Virtus 2023 no Brasil, a Volkswagen prepara a reestilização de meia vida do seu utilitário. Assim, o T-Cross 2024 receberá alterações leves de visual, para dar um toque moderno, e vai adicionar novos equipamentos e mais segurança e conectividade.



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Com o lançamento próximo na Europa, o SUV está em fase final de testes de rua, tal como mostram os recentes flagras publicados pelo site Carscoops e pelos franceses da Auto-Moto. Nas imagens, o T-Cross 2024 usa pouca camuflagem nos testes.

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O que mostram as fotos

O site russo Kolesa publicou projeções do novo T-Cross 2024 dos europeus com base na unidade que foi fotografada em uma pista de testes na Suécia. É possível identificar mudanças sutis no para-choques e novas tomadas de ar dianteiras. No geral, as mudanças devem deixar o SUV com dianteira mais robusta. Além disso, a régua que une as lanternas terá mudanças, assim como o difusor.

Volkswagen T-Cross Europa reestilizado
VW T-Cross 2024 (Andreas Mau/CarPix/AutoMoto)

Entretanto, a imprensa europeia aposta que a cabine do T-Cross vai mudar pouco. Aliás, espera-se que o painel seja quase igual, com a substituição da tela de 8 polegadas pela de 10″ do multimídia VW Play. Já em relação à mecânica, a tendência é que o SUV da Volkswagen traga uma inédita opção híbrida. Inclusive, no Brasil o modelo deverá ganhar sistema híbrido leve logo após a sua renovação, com bateria de 48V conectada ao motor 1.0 turbo flex.


Volkswagen T-Cross Europa reestilizado
VW T-Cross 2024 (Andreas Mau/CarPix/AutoMoto)

Como será no Brasil

Sempre é bom lembrar que, apesar de compartilharem o mesmo projeto, o T-Cross europeu e feito no Brasil têm diferenças. Por exemplo, o SUV nacional tem o mesmo entre-eixos de 2,65 metros do sedã Virtus. Por aqui, a reestilização vai mudar o conjunto óptico, a grade e os para-choques. Dessa forma, ficará em linha com o sedã compacto e os demais modelos da VW no País e região. Aqui, o T-Cross 2024 deve estrear no segundo semestre.

Também é esperado que o SUV adote luzes de LEDs em todas as configurações, tal como o novo Polo. Ao mesmo tempo, a versão topo de linha Highline ganhará o sistema iQ.Light com faróis adaptativos, tal como no Polo GTS e Taos. Já a traseira, a julgar pelos flagras na Europa, terá mudanças mais sutis no desenho interno das lanternas e na régua que conecta as lentes na tampa do porta-malas. Porém, sem grandes mudanças de estilo.


Virtus
Virtus 2023 tem dianteira do SUV Nivus (Jady Peroni/Estadão)

Segurança será reforçada

O T-Cross nacional já tem opção de cabine com tela central de 10″, bandeja para recarga sem fio de celular e novo volante. Mas são esperados novos sistemas semiautônomos de condução (Adas), como assistente de permanência de faixa e alerta de ponto cego. Atualmente, o SUV já conta com frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo (ACC), por exemplo. Já a mecânica pode ganhar a opção do motor 1.0 170 TSI, disponível na Argentina.

Preços do Volkswagen T-Cross

O T-Cross 2023 traz o motor 1.0 turboflex de 3 cilindros com potência máxima de 128 cavalos com etanol (são 116 cv com gasolina) e 20,4 mkgf de torque. O motor equipa as versões Sense 200 TSI (R$ 118.200) e 200 TSI (R$ 138.640), além da 200 TSI Comfortline (R$ 154.640). Já a Highline 250 TSI, de R$ 165.990, traz o 1.4 turboflex de quatro cilindros, 150 cv e 25,5 mkgf (qualquer combustível). Em todas as opções, o câmbio é automático de seis marchas com tração dianteira.


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