Agora vai: a General Motors começa a entregar no Brasil o novo Chevrolet Bolt, reestilização do modelo elétrico anunciada em 2021. Fabricado em Orion (na região de Detroit, EUA), o novo Bolt chega ao País em configuração única por R$ 329 mil, sendo que os 40 primeiros compradores levam o carregador de parede (Wallbox) de 7,4 kWh de brinde.
Se interessar, atenção: apenas 78 das mais de 600 concessionárias que a GM no Brasil vão oferecer o modelo elétrico e seus acessórios. Quando foi anunciado pela primeira vez aqui, em 2018, o Bolt tinha tabela de R$ 250 mil. Mas, no final de 2021, quando deixou de ser comercializado à espera da renovação, já custava cerca de R$ 270 mil.
Nos EUA, porém, o novo Bolt parte de US$ 32 mil (equivalente a pouco mais de R$ 160 mil atuais), o que representa uma redução de quase US$ 5 mil em relação ao preço de 2017. Valores à parte, desta vez o Bolt não virá só. O monovolume agora faz parte de um plano de expansão de modelos eletrificados da Chevrolet no País.
Assim, além do Bolt EV convencional, teremos em 2023 o Bolt EUV, que é um crossover, com mais altura e corpo alongado. Por fim, a partir de 2024, espera-se ainda a configuração elétrica do Equinox, bem como o novíssimo Chevrolet Blazer EV, nome que retoma o histórico do utilitário esportivo, mas agora com a força e aceleração de modelo elétrico.
Mas, importante dizer que estes dois últimos ainda precisam ser lançados globalmente. Ou seja, a data de chegada ao Brasil ainda é incerta.
Segunda vez do Bolt
Cercado de cuidados, o Chevrolet Bolt original estreou em 2017 após longo período de testes antes de chegar às lojas. No Brasil, o hatch desembarcou no final de 2018, com vendas a partir de 2020. A primeira versão tinha visual de monovolume, ao estilo do (aposentado) Honda Fit, com espaço para cinco passageiros e bastante conforto: 4,16 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos e 482 litros no porta-malas. Ou seja, tamanho de carro médio.
A bordo, o Bolt já dispunha dos conteúdos mais avançados da GM, como, por exemplo, câmera 360º, multimídia com conexão de internet e assistentes semiautônomos de direção. Pois com a renovação, o hatch elétrico ganha recursos e está mais inteligente.
O conjunto elétrico, contudo, não recebeu modificações. Assim, mantém o motor elétrico capaz de gerar potência equivalente a 203 cv e um belo torque (instantâneo) de 36,7 mkgf. Com esse rendimento, o novo Bolt acelera de zero a 100 kmh em 7,3 segundos.
Segundo a GM, a recarga do pacote de baterias de íons de lítio de 65 kWh – que pesa 430 kg – também teve melhorias, com novo carregador interno. Dessa forma, agora é compatível com estações de 7,4 kW (240V), além de tomadas padrão de 110V e 220V. A promessa da montadora de adicionar 40 km de autonomia a cada hora de carga.
O tempo total, porém, é de 9,5 horas em tomadas comuns. Com a carga completa, a autonomia varia de 416 km a 456 km no ciclo EPA, da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. A garantia do motor elétrico e das baterias do Bolt continua de oito anos ou 160 mil quilômetros. Um trunfo no hatch é a capacidade do porta-malas, que tem 470 litros.
Novos equipamentos
Além do visual renovado, o Chevrolet Bolt 2023 tem mais equipamentos. O desenho é o mais moderno dos carros da Chevrolet, com estilo também visto em modelos de Citroën, Jeep, Fiat e Kia, por exemplo. Estamos falando principalmente dos faróis divididos, com luzes diurnas fininhas de LEDs posicionadas mais acima dos faróis principais.
Nas laterais, destaque para as rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado e preto. Já na cabine, há novos assentos – agora com regulagem elétrica para motorista – que prometem maior conforto. O volante tem perfil esportivo, com base reta e tem ajuste manual. Outra novidade é a tela central, que ganhou jeitão de tablet e tem aplicativos nativos, como Spotify (músicas e podcasts), Weather Channel (previsão do tempo) e Amazon Alexa (comandos por voz).
Por fim, a assistência ao condutor passa a contar com novo seletor de condução por botões. O controle de cruzeiro adaptativo (ACC) foi aprimorado e tem agora monitoramento frontal e traseiro, com frenagem automática, assistente de manutenção de faixa e alerta de ponto cego. O pacote de segurança tem ainda 10 airbags, algo raro mesmo entre carros de luxo.
Em movimento, o novo Chevrolet Bolt é de um veículo de rodar suave, com cabine espaçosa e quem, agora, está mais confortável. A GM entrega no seu hatch elétrico um conjunto de recursos semelhante ao que Mercedes-Benz, Volvo e Tesla – é até ligeiramente superior ao dos rivais. Não justifica totalmente, mas ajuda a entender o valor pedido.