Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

01/02/2024 - 3 minutos de leitura.

Volvo EX30 tem defeito e entregas vão atrasar, inclusive no Brasil

Problema encontrado em software vai adiar o lançamento do SUV elétrico de entrada da Volvo em pelo menos duas semanas

Volvo EX30 chegaria ao Brasil em maio, mas deve ficar para junho Crédito: Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Os cerca de 2.000 clientes que fizeram a pré-reserva do Volvo EX30 no Brasil vão precisar de um pouco mais de paciência. De acordo com um comunicado enviado para a rede de concessionários em todo o mundo, um problema de software vai atrasar as entregas do SUV elétrico de entrada.

Não é a primeira vez que a marca sueca enfrenta um percalço como este. Em julho do ano passado, contratempos semelhantes também adiaram as entregas do EX90. Vale lembrar que o modelo está com o passaporte carimbado para o Brasil.


Leia Mais


A Volvo afirma trabalhar ininterruptamente para sanar o problema, mas não detalhou qual era. Uma atualização do software do veículo está em desenvolvimento, contudo, será feita presencialmente, e não por meio da tecnologia Over-the Air (OTA). O que é um retrocesso, já que a Tesla, por exemplo, passa por um recall de 200 mil unidades nos EUA que será resolvido por meio da OTA. 

Continua depois do anúncio

A expectativa é de que o reparo atrase as entregas do EX30 em aproximadamente duas semanas, o que não parece muito. Entretanto, esse prazo pode ser adiado. Ou seja, se o lançamento no Brasil estava programado para maio, os carros não devem desembarcar por aqui antes de junho, no melhor dos cenários.

Volvo/Divulgação

Volvo EX30 no mercado brasileiro

A ideia da Volvo é dobrar as vendas no mercado brasileiro com a chegada do SUV compacto. Em pré-venda desde meados de 2023, o modelo está disponível no País em três versões: Core, a partir de R$ 229.950, Plus, por R$ 277.950, e Ultra, de R$ 293.950. 


Produzido na China, o EX30 tem tem,4,23 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Já o porta-malas leva 320 litros. Há dois tipos de bateria. A de 51 kWh tem fosfato de ferro e lítio (LFP), e a de 69 kWh combina lítio, níquel, manganês e cobalto (NMC). Em ambas, a potência é de 276 cv e o torque de 35 mkgf. Assim, o SUV chega aos 100 km/h em 5,3 segundos.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Lançamentos

VW T-Cross 2025 estreia no Brasil com novo visual; veja os preços

Notícias

Novo HR-V reestilizado ganha patentes no Brasil e será híbrido flex

Segredos

Caoa Chery Tiggo 7 terá versão híbrida plug-in como a do Tiggo 8

Notícias

Omoda E5 elétrico é registrado no Brasil e estreia no 2º semestre

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00 OU o Taxa 0,79%, com 40% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Action 1.6

A partir de R$ 164.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

A partir de R$ 239.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

De R$ 140.090,00 por R$ 124.990,00 (COM USADO NA TROCA)

Hyundai Creta Comfort Plus

A partir de R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

VER TODAS AS OFERTAS