A produção do Volvo XC90, na cor azul, que você vê na foto de abre desta página não é apenas mais um carro que sai das linhas da fábrica da montadora em Gotemburgo, na Suécia. É um modelo emblemático. Afinal, marca o fim de uma era. Trata-se do último modelo a diesel feito pela fabricante sueca.
Há algum tempo, a Volvo anunciou que focaria sua produção apenas em carros a eletricidade até 2030. E, ainda no ano passado, deu como certo o encerramento da produção de veículos movidos a diesel até ao início de 2024. Dito e feito! Afinal, a promessa foi cumprida. Debaixo do capô, o Volvo XC90 tem o motor 2.0 turbodiesel de quatro cilindros.
Cabe recordar que a Volvo vai abandonar também os propulsores a gasolina, porque a combustão está com os dias contados na fabricante.
Até pouco tempo atrás, a maioria dos automóveis da Volvo vendidos na Europa tinha motorização a diesel nos modelos topo de linha. O XC90, por exemplo, era quase que exclusivamente movido por tal combustível. Em contrapartida, no ano passado, os carros a diesel na Volvo alcançaram menos de 14% das vendas.
“Os motores elétricos são o nosso futuro e são superiores aos motores de combustão. Afinal, geram menos ruído, menos vibração, menos custos de manutenção para os nossos clientes e zero emissões de escape”, afirmou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars, que foi enfático ao dizer que a empresa não gastará mais nenhum centavo do orçamento de pesquisa e desenvolvimento com motores de combustão interna.
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