Você está lendo...
Volvo tem sistema anticolisão
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Tecnologia

Volvo tem sistema anticolisão

Tecnologia funciona a partir de um parato de detecção com sensores, instalados ao redor do carro

07 de out, 2014 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Volvo tem sistema anticolisão
Volvo desenvolve sistema que faz automóvel desviar de rotas de colisões

A Volvo desenvolveu um dispositivo de segurança que prevê novas rotas em situação de colisão. O sistema conta com sensores que permitem monitoramento de 360º ao redor do carro. Se entender que há uma situação de risco, o Volvo com esta tecnologia, ajuda o motorista, freando ou controlando a direção.

A visão 360º é aprimorada por um gerador de manobra. Trata-se de um dispositivo de segurança que usa um software para identificar as rotas de fuga livres no momento da colisão. Para demonstrar como os sistemas de visão 360º e o gerador de manobra funcionam em conjunto, o projeto conta com dois veículos. Para chegar ao estágio atual, a fabricante sueca contou com a colaboração de várias universidades.

Publicidade


De acordo com os engenheiros envolvidos no projeto, um dos maiores desafios foi construir um sistema de detecção coesivo, com sensores discretos instalados ao redor do carro, algo que nunca foi feito anteriormente. Para isso, se fez necessário o desenvolvimento de uma estrutura central que reúne vários sensores, a fim de permitir que câmeras, radares por ondas, radares por laser e GPS trabalhem em conjunto.

Outra novidade revelada pela Volvo foi o motor de quatro cilindros, 2.0 litros, que desenvolve 450 cv. De acordo com a fabricante, o XC90, lançado recentemente, pode usar este tipo de motor. O segredo para a alta cavalagem está na aplicação de dois turbocompressores paralelos que são alimentados por um compressor de eletrônico. Desenvolvido em colaboração com a AVL, Denso e Polestar, o quatro cilindros Drive-E 2.0 é apenas um conceito e não tem data certa para chegar ao mercado.



Deixe sua opinião