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Volvo V40 ganha versão ‘adventure’
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Volvo V40 ganha versão ‘adventure’

V40 Cross Country apela para jeitão de fora de estrada e suspensão mais alta para conquistar consumidor

26 de mar, 2014 · 5 minutos de leitura.

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 Volvo V40 ganha versão 'adventure'
Suspensão do 'aventureiro' é 4 cm mais alta que na versão normal

O Volvo V40 Cross Country, versão com apelo aventureiro do V40 T4 Dynamic, virá ao País nos próximos dias a partir de R$ 141.500. E, como todo carro com essa proposta, o maior desafio que o hatch belga consegue encarar é a terra batida. Mas seu visual chama muito a atenção nas ruas.

Por R$ 18.550 a mais que a configuração na qual se baseia, a Cross Country tem suspensão 4 cm mais alta (são 15,3 cm de vão livre em relação ao solo).

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As novas rodas de 18” e os pneus convencionais de perfil baixo (245/45), não se dão bem em pisos esburacados – as batidas secas em obstáculos são constantes. Além disso, os pneus transmitem muito barulho à cabine quando o carro roda no asfalto.

Para-choque e grade são exclusivos dessa versão. A posição dos LEDs diurnos também: ficam sobre os faróis, enquanto na versão Dynamic estão na parte inferior do para-choque. Os espelhos retrovisores são pintados de preto, há barras de alumínio no teto e defletor traseiro. O teto de vidro é item de série, assim como os bancos de couro de dois tons e os sete air bags.

Opcionalmente, há o pacote Safety, que inclui uma bolsa inflável no capô. O dispositivo, que serve para minimizar os ferimentos a pedestres em caso de atropelamento, custa R$ 15 mil. Outro extra é o kit High-Tech, por R$ 10 mil. Traz navegador GPS no painel, câmera traseira, assistente de manobras e toca-DVDs.


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BEBERRÃO

O motor da versão Cross Coutry é o mesmo 2.0 turbo de 210 cv e 30,6 mkgf da Dynamic, assim como o câmbio automático de seis marchas (fazem falta as borboletas atrás do volante). E há tração 4×4 permanente.


A transmissão faz trocas rápidas e com pouco trancos, assim como as reduções de marcha. O propulsor de cinco cilindros apenas a gasolina fica devendo no quesito consumo. A melhor marca em rodovia foi de apenas 9 km/l, aferida no computador de bordo.

Mesmo tendo conjunto moderno, o carro não empolga em acelerações. Por outro lado, contorna bem as curvas e sua carroceria não tende a inclinar em demasia. Esse comportamento é resultado também das boas respostas da direção, que tem assistência elétrica e “bom peso”.

Para o uso em vias de terra, há controle eletrônico de frenagem em descidas. O dispositivo ajuda a manter o controle do carro quando há pouca aderência em declives.


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