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VW deverá lançar SUV no Brasil em 2017
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VW deverá lançar SUV no Brasil em 2017

Em entrevista durante o Salão de Paris, presidente da montadora não negou que jipinho está no programa de lançamentos

01 de out, 2016 · 4 minutos de leitura.

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 VW deverá lançar SUV no Brasil em 2017
SUV que dará base ao brasileiro já foi flagrado na Europa

A Volkswagen deve mesmo entrar, no Brasil, para o time das montadoras que têm em sua gama um utilitário-esportivo (SUV) compacto. Afinal, mesmo em tempo de crise, esse é o segmento que mais faz sucesso no País. Perguntado sobre o lançamento de um jipinho para concorrer com Honda HR-V e Jeep Renegade, entre outros, o presidente da subsidiária brasileira, David Powels, não negou a informação.

A entrevista ocorreu no Salão de Paris, que abriu suas portas ao público neste sábado (1º). O SUV compacto, porém, só deve ser lançado no mercado nacional no ano que vem.

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Os rumores são de que o modelo será a versão final do T-Cross Breeze, protótipo revelado em março, durante o Salão de Genebra (Suíça). A versão final desse conceito tem sido flagrado em testes na Europa, conforme foto acima.

O T-Cross Breeze definitivo será feito sobre a plataforma MQB, que é modular e usada em diversos modelos do grupo, a exemplo do Golf, produzido em São José dos Pinhais (PR).

É possível que a versão brasileira tenha algumas adaptações ao mercado normal. Isso porque, na mesma entrevista, o presidente da Volkswagen disse que a subsidiária passará a ter mais modelos e adaptações desenvolvidas em centros de engenharias locais – como já ocorreu com o Up!, que tem entre-eixos e porta-malas maiores que os da versão europeia, para atender às demandas do público brasileiro.


O T-Cross Breeze definitivo deverá ser um dos modelos – são quatro, no total – do plano de investimentos de R$ 6 bilhóes que a marca anunciou para o Brasil. Esse montante, previsto para ser aplicado no período até 2020, deverá contemplar também, segundo rumores, as novas gerações de Fox e Gol.

Além de Renegade e HR-V, o jipinho brigará com Ford EcoSport, que em breve passará por atualizações, e o novato Nissan Kicks. Além disso, no ano que vem será lançado o Hyundai Creta, outro representante do segmento.

A Chevrolet também prepara um novo SUV compacto, que está sendo desenvolvido no Brasil para substituir o Tracker.


GALERIA: OS SUVS QUE ESTÃO CHEGANDO AO MERCADO

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Jornal do Carro
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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.