Sim, ele sobrevive. O Volkswagen Up! acaba de ganhar a linha 2021 e segue para o seu sétimo ano de Brasil (possivelmente o último). Contudo, o hatch pequeno da marca alemã inverteu completamente a proposta. Lançado em 2014 a partir de R$ 26.900, o modelo custa agora nada menos que R$ 60.090.
A montadora dá continuidade ao enxugamento da gama, e passa a oferecer o Up! somente na versão topo de linha Xtreme. Dessa maneira, o hatch passa a vir completo de fábrica. E com o motor 1.0 TSI turbo e flexível de até 105 cv e 16,8 mkgf, que estreou no subcompacto em 2015.
Só quatro lugares
Com a obrigatoriedade do cinto de três pontos para todos os ocupantes dos carros, a Volkswagen precisou fazer uma alteração pouco comum. A partir da linha 2021, o Up! passa a levar apenas quatro pessoas a bordo. A marca inclusive criou um novo encosto do banco traseiro que traz o aviso. A nova legislação passou a vigorar em janeiro deste ano.
Produção estava parada
Segundo a revista Quatro Rodas, a Volkswagen não produziu o Up! em 2020. Todos os modelos comercializados neste ano foram da linha 19/20, produzida no ano passado. A pandemia, evidentemente, foi uma das razões pelas quais o Up! ficou temporariamente fora de linha.
Não vai ter nova geração
Com a chegada do modelo 2021, a montadora, então, retoma a produção do subcompacto na fábrica de Taubaté, no interior paulista. Todavia, o Up! não terá uma nova geração e deverá ser substituído em 2021. O sucessor será uma inédita versão de entrada do Polo que poderá substituir até o Gol.
De popular a carro de nicho
Com o fim das versões equipadas com o motor aspirado 1.0 MPI, o Volkswagen Up!, que já não era barato, deixa de ter qualquer apelo de preço. E assim, a Volkswagen passa a vender o hatch com o máximo de conteúdo possível. Portanto, a versão Xtreme sai de fábrica completíssima.
Um dos pontos fortes do subcompacto desde o lançamento é a segurança. Por isso, a linha 2021 vai manter a tradição, embora o Up! não tenha sido submetido a novos testes do Latin NCAP com os últimos protocolos. Ou seja, não encarou provas como a colisão lateral contra o poste.
Ainda assim, o hatch está entre os mais seguros da categoria. Há duplo airbag frontal, Isofix com Top Tether para fixação para cadeirinhas infantis, alerta sonoro e visual de afivelamento dos cintos de segurança, ABS com EBD, controle de tração e LEDs de condução diurna.